Ciclistas relatam que roubo de bikes se tornou comum e polícia prende marginais

Bicicletas foram apreendidas pela Polícia Civil de Sapiranga Foto: Polícia Civil

Por Caroline Waschburger

Sapiranga – O roubo de uma bicicleta de Mountain Bike da ciclista Luana Patzlaff, de 28 anos, chamou a atenção da comunidade sapiranguense na semana passada. No entanto, o que muitos não sabem, é que o roubo desse tipo de bicicleta é mais comum do que se imagina e tem gerado transtornos aos desportistas e atletas.

“Comigo foi a primeira vez que aconteceu, mas como temos muitos ciclistas aqui em Sapiranga, já ocorreu diversas vezes com conhecidos”, explica Luana. Na maioria das vezes, a bicicleta é o principal instrumento de treino e preparo dos atletas. Luana conta que costuma treinar de 4 a 5 vezes por semana e tem a intenção de competir no Campeonato Brasileiro de Mountain Bike este ano.

Outros ciclistas também relataram ao JR tentativas e roubos. Marcelo Boes, de 42 anos, explica: “Praticamos o esporte nos morros da cidade ou então em estradas como a RS e a BR. Às vezes em grupos, às vezes solitários. Mas atualmente sozinho está perigoso por causa dos assaltos”. Ainda de acordo com Marcelo, solicitações para reforço no policiamento já foram feitas, mas não há respostas por parte da Prefeitura e Policia Militar. A BM, no entanto, garantiu apoio aos ciclistas e solicitou que os avisem quando houver treinos.

Bicicleta foi recuperada

Graças à mobilização do grupo de ciclistas da região nas redes sociais e sua colaboração na investigação do caso, a Polícia Civil de Sapiranga prontamente averiguou e recuperou a bicicleta da Luana, além de outras três bikes e efetuou a prisão de dois indivíduos, na noite desta segunda-feira, 20.

Luana foi assaltada na última terça-feira, 14, enquanto treinava com um amigo, na rua que dá acesso a Picada São Jacó, em Sapiranga. Os dois foram abordados por um homem armado, que os chamou pelo nome e mandou que entregassem as bicicletas. Luana é Campeã Sub-30 da Copa Soul/RS 2019 e Campeã Elite Camp. Litoral Norte/2019 e utiliza a bicicleta nos treinos e competições.

“É muita gratidão por todos que se empenharam nas buscas, estou muito feliz em poder voltar a sonhar com meu equipamento”, comentou a ciclista. Em breve, voltará a pedalar.

Entenda a importância das bicicletas para os atletas praticantes do ciclismo

Para atletas como Marcelo Boes, de 42 anos, a prática do esporte é muito importante tanto física quanto psicologicamente. “Quando estou na bike é meu momento de relaxamento”, explicou. Victor Piltz, de 23 anos, também se identifica com a constatação. “Ando de bicicleta desde meus 8 anos de idade, comecei minha carreita competindo no bicicross, onde disputo até hoje. A paixão pela bike é grande”, conta. Já Luana, que teve sua bike recuperada pela Polícia Civil de Sapiranga, na segunda-feira, diz que a bike é uma terapia, um momento só seu. “É onde me desligo de tudo e curto cada pedalada, cada lugar, cada pôr do sol, cada momento”.

A Polícia Civil ainda acredita que o indivíduo seja responsável por outros crimes com mesmo “modus operandi”, onde o alvo são praticantes de ciclismo e atletas. Além das quatro biciletas recuperadas pelos policiais, também foi apreendido um veículo Chevrolet Montana que era utilizado nas ações criminosas.