Ciclista morre e moradores protestam em Nova Hartz

Revolta – Morte de jovem na RS-464 reacende necessidade de medidas que coíbam o excesso de velocidade no trecho
Nova Hartz – A morte do jovem Rudinei Simões Prestes, 19 anos, enquanto andava de bicicleta na RS-464, em Campo Vicente, (principal via de acesso e saída do município), revoltou os moradores que residem às margens da rodovia estadual. Cansados de presenciarem acidentes – alguns com vítimas fatais –  eles decidiram atear fogo em móveis e objetos de madeira inutilizáveis. O protesto, que necessitou ser contido pela Brigada Militar, afetou o trânsito e o fluxo da rodovia durante aproximadamente meia hora. No momento da chegada da polícia, cerca de 20 pessoas se aglomeravam próximo aos últimos indícios de fogo.
O trágico acidente ocorreu próximo da ponte sob o Arroio Campo Pinheiro, por volta das 18h de domingo. Em estado grave, ele foi conduzido ao Hospital de Sapiranga, mas não resistiu aos ferimentos e acabou morrendo em virtude de perfurações nos pulmões.
Os moradores do Campo Vicente, que residem ali há mais de dez anos, contam que a principal reivindicação é a instalação de qualquer tipo de dispositivo que force a redução de velocidade, para menos do que os atuais 80 Km/h. Com cerca de 20 mil habitantes, a estrada é a única asfaltada para Nova Hartz escoar e receber qualquer tipo de carregamento.
Prefeitura encaminhou vários pedidos
Os pedidos encaminhados pela Prefeitura, Câmara, e de forma independente aos vereadores de Nova Hartz para o reforço da sinalização, e até mesmo, instalação de um controlador de velocidade no trecho, ultrapassa os dois dígitos. Na sessão de segunda-feira (27) na Câmara, o tema foi lembrado novamente.
A segurança da RS-464, os pedidos de instalação de uma rótula no acesso ao Loteamento Ipê Amarelo e a colocação de pardal nas proximidades do Loteamento Norie, são cobrados do Estado há anos, mas até agora nada foi feito. Outra forte cobrança do governo municipal ao Estado é a construção de um viaduto no acesso à Nova Hartz.