Caso Júlio: Justiça volta atrás e recoloca homem como réu no caso

Sapiranga – Eloir Sartori Quiesties, o Bichinho, de 42 anos, que havia sido absolvido do sequestro e morte de Julio Cesar da Silva, 28 anos, voltou a ser réu no caso. A absolvição foi revertida pelo colegiado da 7ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça (TJ). Desta forma, são três réus para o caso: Quiestes, André Norberto Reinheimer, o Bebidinha, de 32 anos, e Régis Adriano da Luz, de 40 anos. Quiestes, porém, responde em liberdade pelo caso.

O advogado Paulo Gall havia solicitado o trancamento da ação e liberdade de Quiestes, pedido que foi acatado em 5 de abril. Essa decisão foi revogada na tarde do último dia 4 de maio, em uma audiência na qual os desembargadores José Antonio Cezar e Jucelana Pereira dos Santos reverteram o trancamento da ação. Outro réu do caso, André Reinheimer havia solicitado habeas corpus no final de abril, mas teve sua solicitação negada.

Assim, André Norberto Reinheimer, o Bebidinha, e Régis Adriano da Luz, ainda estão presos, na Penitenciária Estadual do Jacuí (PEJ), em Charqueadas. Quiestes estava preso desde janeiro deste ano e solto em abril. Os outros dois estão presos desde dezembro de 2016.

Relembre o caso

Júlio César da Silva foi levado do seu escritório, em Sapiranga, na tarde de 21 de novembro. O corpo dele foi encontrado no dia 27 de novembro por um morador no Loteamento Altos da Floresta, em Estância Velha, perto de um matagal. O forte odor chamou a atenção de um homem, que encontrou o corpo já em avançado estado de decomposição. A suspeita é de que ele foi morto em outro local e deixado no município estanciense.

O caso deixou grande parte da população sapiranguense em luto no final de 2016.