Câmeras de monitoramento ajudam a reduzir os furtos de veículos em 20%

Campo Bom tem policial militar exclusivo na sala de operações para monitorar as câmeras Foto: Melissa Costa

Campo Bom – Há poucos meses, a Brigada Militar e Prefeitura reativaram o sistema de vídeomonitoramento no município. São 36 câmeras instaladas em pontos estratégicos e, segundo o comandante da corporação, capitão Tiago Reimann da Silveira, desde o mês de julho, elas possibilizam a fiscalização de aproximadamente 80% do município em tempo integral. “Além disso, agiliza informações precisas para apoiar os policiais militares no atendimento às ocorrências. Ademais, as imagens quando solicitadas, são fornecidas à delegacia para ajudar em investigações”, destaca o capitão.

 

Apesar do pouco tempo de reativação, os resultados já são visíveis e auxiliaram em abordagens e prisões. “Em uma delas, foi possível identificar um grupo de cinco jovens consumindo substância entorpecente, inclusive podendo ser apontado pelo operador das câmeras onde a droga havia sigo escondida no momento da abordagem”, revela o capitão. Um arrombador também foi preso em flagrante no mês de agosto.

 

O comandante acredita que Campo Bom conta, hoje, com um dos melhores vídeomonitoramentos do Vale do Sinos, com fiscalização 24 horas. Quanto à queda de crimes, o capitão aponta 20% no furto de veículos de julho a setembro, em comparativo com o mesmo período do ano passado. O furto de veículo tinha sido o único crime com aumento de casos em 2020, mas após a instalação das câmeras e um trabalho de inteligências, houve a queda.

Estatísticas do ano*

Crime                 Redução
Homicídio              25%
Roubo comércio    45%
Roubo pedestre     26%
Roubo residência    56%
Roubo veículo         13%
Furto pedestre         55%
Furto veículo             30%

*Números dos primeiros 9 meses do ano

São os olhos da segurança

O secretário de Segurança Pública, Rosalino Seara, explica que o monitoramento é feito pela Brigada Militar e a manutenção das câmeras por uma empresa terceirizada. A prefeitura investiu R$ 90 mil para a instalação de equipamentos e, por mês, custeia a locação e manutenção por R$ 20.100,00. “O convênio com a empresa é de 48 meses”, disse. Sobre a importância do vídeomonitoramento, Rosalino diz que é fundamental. “As câmeras são os olhos da segurança e o investimento é essencial. Não temos como pensar em segurança pública hoje e não ter investimento em câmeras de segurança. Elas são necessárias para apoiar tanto a Brigada Militar quanto Polícia Civil”, pondera ele, que já pensa em outras tecnologia a favor da segurança para o futuro. “Precisamos da tecnologia a nossa favor. Já penso em, mais para frente, conseguirmos drones”, planeja.