Brigadiano baleado por bandidos em confronto será homenageado por vereadores de Araricá e Nova Hartz

Araricá/Nova Hartz – Uma justa e honrosa homenagem será prestada pelos vereadores dos dois municípios para o soldado lotado em Araricá, Sidinei José Batista. O militar era um dos brigadianos envolvidos na captura de dois delinquentes, de Novo Hamburgo, que efetuaram um roubo de veículo, em Sapiranga, e fugiram pela RS-239, em direção à Nova Hartz. Nos últimos instantes da perseguição, o soldado levou um tiro na região inguinal (próximo da cintura) e ficou gravemente ferido.

O gesto de respeito, em Araricá, partiu do vereador Oseas Garcia (PSDB), que apresentou na sessão de terça-feira (2), uma moção de aplausos e louvor pela atitude heroica do policial, que mesmo em situação adversa, mostrou bravura e enfrentou os marginais. Outro reconhecimento partiu do vereador de Nova Hartz, Juliano Borges Peres (Progressistas). Ele protocolou o documento nesta semana e a leitura será na sessão da próxima segunda-feira, 8. “Fico muito feliz pelas homenagens. Foi uma situação muito difícil. Eu quase morri. Tenho um filho de 8 anos, e me vi perdendo o sentido naquele deslocamento. Estou melhorando, ainda sem caminhar direito, porque não consigo movimentar uma perna”, declarou, emocionado, Batista. Ele fará fisioterapia e passará por reavaliações a cada 30 ou 60 dias.

Fique por dentro

O proponente da homenagem em Araricá, Oseas Garcia, explicou a razão para fazer essa homenagem. “Ele estava defendendo o cidadão, no cumprimento do seu dever, e foi alvejado com um tiro. Ele é merecedor de todo o nosso reconhecimento, de toda a nossa valorização. Foi um ato de bravura e foi em defesa dos cidadãos indefesos”, falou Oseas.

Tenente Marques contextualiza participação do PM baleado

O soldado Batista está lotado na Brigada Militar de Araricá e também atua na companhia de Nova Hartz. O comandante da Brigada Militar de Nova Hartz, tenente Sidnei Marques de Melo, avalia a circunstância do fato envolvendo o soldado Batista.

“Essa foi uma ação em conjunto com a Brigada Militar de Sapiranga, e nossa guarnição de Nova Hartz, sem pestanejar, com coragem abordaram os meliantes na altura do pórtico, e na abordagem, um dos colegas, infelizmente, foi baleado. Quero agradecer a comunidade de Nova Hartz que nos apoiou e a todos os efetivos que nos apoiaram na ocorrência e no apoio moral para os familiares do soldado Batista. Torcemos pela melhora dele”, avaliou Marques.