Brigada recupera mais de 400 veículos até outubro

Região – Os índices ainda não contabilizam os números totais das ocorrências de 2014, mas sinalizam que o policiamento ostensivo diário e as rotineiras operações do Comando Regional de Policiamento Ostensivo do Vale do Rio dos Sinos (CRPO) tem contribuído para recuperação de veículos roubados ou furtados na região.
Conforme o comandante do 32º Batalhão de Polícia Militar, major Marcelo Carpes, através de denúncias repassadas à polícia, até o mês de outubro deste ano foram recuperados 412 veículos (em 12 municípios onde o 32º Batalhão atua). Na região (tabela ao lado) foram recuperados 237 veículos em 2014, contra 169 do ano passado (alta de quase 30% nas estatísticas de recuperação de veículos roubados ou furtados).
Entre os municípios com o maior índice de veículos subtraídos ilicitamente na área do 32º Batalhão estão Estância Velha, Campo Bom e Sapiranga.
O major Marcelo Carpes destaca que a diminuição dos índices de roubos em Sapiranga e região está associado ao intenso policiamento ostensivo em áreas conturbadas e com histórico de crimes. Entre as áreas que tiveram aumento de policiamento está a região do Hospital Sapiranga.
CRPO divulga balanço
Além de obter estatísticas criminais dos municípios onde o Jornal Repercussão circula, outros dados relacionados à segurança pública também foram apresentados à imprensa esta semana. Entre os números divulgados pelo CRPO, comandado pelo tenente-coronel, Carlos Armindo Thomé Marques, estão as ações das Operações Fecha Quartel e Retomada, iniciadas em todo o Vale do Sinos no início de 2014.
De janeiro a novembro de 2014, policiais que atuaram na Operação Retomada retiraram das ruas mais de 326 revólveres (a maioria calibre 38), 82 pistolas (grande parte de calibre 380 e 9 milímetros), além de 56 espingardas (de diversos calibres), duas submetralhadoras 9 milímetros de uso restrito do Exército e de 11 garruchas. Somente neste ano, portanto, a Brigada Militar retirou das ruas da região 477 armas de fogo.
Fatores que contribuem
Para o comandante do 32º Batalhão de Polícia Militar é necessário que a comunidade continue contribuindo e repassando informações para a Brigada. “Percebo que os moradores estão dando maior credibilidade para as ações da Brigada. Promovemos diversas ações e operações e as pessoas acabam percebendo que estamos prendendo. Por outro lado, os moradores reconhecem nossa dedicação e passam a denunciar mais. Desta forma, temos mais força para atuar”, cita o major.

Capitão comenta
Para o capitão e responsável pelo policiamento em Campo Bom, Luciano da Cunha Veríssimo, entre os fatores preponderantes para a diminuição das estatísticas de roubos e furtos e o consequente aumento de veículos recuperados pela polícia, está a informação imediata que os cidadãos repassam para os policiais, além é claro, em razão dos equipamentos de segurança instalados no veículo recuperado.
Ele explica a situação
“Diminuímos consideravelmente os índices de furtos e roubos de veículos em Campo Bom e na região. Contribui ainda os dispositivos que os donos de veículos acabam instalando como uma forma de resguardar o patrimônio. Estes dados são todos registrados junto à Secretaria de Segurança Pública.”, Marcelo Carpes, comandante do 32º Batalhão de Polícia Militar