Brigada Militar registra queda de até 50% em determinados crimes durante o ano de 2020

Em latrocínio no mês de novembro, em Sapiranga, Brigada prendeu dois acusados em flagrante (Foto: Melissa Costa)

Região – Nesta semana, durante reunião virtual, a equipe de policiais do 32° Batalhão de Polícia Militar (32° BPM), sob o comando do tenente-coronel João Ailton Iaruchewski, apresentou os números relativos às ocorrências atendidas e ao trabalho realizado pela corporação em 2020.

Os dados são registrados e estudados através da ferramenta Avante, que auxilia e otimiza a gestão das ações de policiamento na área de atuação do 32º BPM, que abrange 12 município: Sapiranga, Araricá, Nova Hartz, Parobé, Campo Bom, Estância Velha, Dois Irmãos, Morro Reuter, Ivoti, Lindolfo Collor, Presidente Lucena e Taquara. No geral, comparado ao ano de 2019, houve uma queda de 28,35% nos índices do crime de roubo a estabelecimento comercial, 23,63% no roubo a pedestre, 32,53% no roubo a residência e 45,82% no furto a pedestre.

Em relação aos municípios de abrangência do Grupo Repercussão (Campo Bom, Nova Hartz, Araricá e Sapiranga), a queda dos indicadores é ainda mais satisfatória em determinados crimes.

Queda nos homicídios em Campo Bom

O tenente-coronel Ailton destaca algumas quedas significativas, como a redução de 50% nos homicídios no município de Campo Bom. Em 2019, foram 10 homicídios. No ano passado, cinco mortes violentas. “É uma redução importante. No roubo em comércio, tivemos uma queda de 36%”, pontua. Em Sapiranga, Ailton ressalta a redução de quase 43% no furto a pedestre, 55% no roubo à residência e quase 40% no roubo de veículo.

Avaliação positiva do tenente-coronel Ailton

Mesmo em meio à pandemia, a segurança pública seguiu de prontidão, atendendo à população 24h por dia. O comandante Ailton faz uma avaliação positiva sobre os números em queda da criminalidade, como também das prisões, que nas quatro cidades (Campo Bom, Nova Hartz, Sapiranga e Araricá), somam 1.400 em 12 meses. “É um trabalho conjunto. Semanalmente, avaliamos a situação de cada município e atuamos da forma necessária e as guarnições também se apoiam nas ocorrências, principalmente nas de vulto (mais graves)”, disse ele. Entre as estratégias adotadas, além do policiamento ostensivo de rotina, está o trabalho da Força Tática e da Operação Visibilidade, que ocorre nas cidades do batalhão.