Brigada Militar desarticula rede de exploração de jogos de azar em Araricá e Nova Hartz

Região – Nas últimas horas, o 3º Pelotão de Policiamento Ostensivo da Brigada Militar (que abrange os municípios de Araricá e Nova Hartz), apreendeu 40 máquinas caça-níqueis em 12 locais diferentes (destes 12 locais, apenas um não possuía caça-níqueis). Os equipamentos integravam uma vasta rede de exploração de jogos de azar, que lesava dezenas de cidadãos diariamente. Após inúmeras denúncias recebidas pelo telefone 190, a Brigada Militar promoveu uma ofensiva contra estabelecimentos comerciais (a maioria bares). Ao todo, a polícia abordou 76 pessoas e capturou dois foragidos da justiça. O primeiro foragido foi identificado como Valdecir Gomes, o “Nego”, acusado de cometer um homicídio em Taquara, no ano de 2006. O segundo foragido detido, Pedro Arlan Flores, 31 anos, possuía um mandado de prisão por agredir a sua companheira (Lei Maria da Penha). Ambos já foram encaminhados para o sistema prisional.

A operação contra a exploração de jogos de azar nos dois municípios iniciou na semana passada. Nesta ação, em um bar na Rua da Várzea, no bairro Liberdade, a Brigada Militar recolheu as primeiras 15 máquinas caça-níqueis. Conforme o sargento responsável pelo 3º Pelotão da Brigada Militar, Alexandro Sebastiany, 11 donos de bares assinaram um termo circunstanciado, e agora, terão que explicar a origem das máquinas na Comarca de Sapiranga. “Diariamente, os policiais recebiam denúncias sobre a exploração de jogos de azar nos dois municípios. Eram familiares que não aguentavam mais ver seus parentes perdendo dinheiro nestas máquinas. Até mesmo as próprias vítimas denunciavam a existência desta rede, quando perdiam tudo na jogatina”, afirma o sargento.

Nas últimas 48 horas a Brigada Militar intensificou as abordagens nos bares, aumentando o número de máquinas apreendidas. Na tarde desta terça-feira (15), os policiais localizaram mais quatro máquinas caça-níqueis, desta vez, em um bar na Rua Júlio Konrath. Agora, todas as 40 máquinas caça-níqueis serão desmontadas e os componentes recicláveis serão levados para a Central de Triagem de Resíduos de Sapiranga (CETRISA).

Bares e estabelecimentos comerciais nas seguintes ruas foram alvo da ofensiva da Brigada Militar: da Várzea, da Bica, Henrique Hoffmann, da República, Paganani e Linea Maria Gewehr. Em Araricá, foi identificado um estabelecimento na Rua Júlio Konrath e outro na Rua Francisco Moreira.