Brigada Militar deixará de informar imprensa sobre ocorrências a partir de hoje

Estado / Região – Notícias da Brigada Militar sobre captura de presos, recuperação de veículos furtados/roubados e prisões de bandidos envolvidos em ações criminosas deixaram de ser repassadas diretamente pelos batalhões locais para jornalistas e órgãos de imprensa a partir desta sexta-feira (6).

A confirmação veio no fim de sexta-feira através de um grupo de WhatsApp que envolve, exclusivamente, jornalistas e veículos de comunicação. Agora, segundo fontes da própria polícia, toda e qualquer informação criminal que ocorra na área do 32° Batalhão de Polícia Militar – que envolve 12 municípios, sendo quatro na área do Repercussão -, devem ser publicadas no site oficial do Governo (www.rs.gov.br). O detalhe é que o Estado possui quase 500 municípios e dezenas de batalhões. O temor dos jornalistas é de que essa decisão prejudique o processo de apuração e publicação das informações policiais pelos veículos.

A medida, segundo a comunicação social do 32° BPM, possui relação com o período eleitoral. O blog do Comando de Policiamento Ostensivo do Vale do Rio dos Sinos (CRPO/VRS) foi excluído, assim como a página do 32° BPM no Facebook. Logo em seguida, jornalistas integrantes do grupo de WhatsApp foram excluídos.

O Jornal Repercussão se coloca contrário a essa medida, pois retira o direito de seus milhares de leitores e seguidores de saber como está a atuação da Brigada Militar na região. Centralizar, em Porto Alegre, na Secretaria de Comunicação do Governo Estado, é burocratizar a instantaneidade da informação. Além disso, não é garantia de que a totalidade dos fatos e ocorrências sejam informados à imprensa.

Leia abaixo o comunicado publicado no Grupo de WhatsApp:
Em atenção à legislação eleitoral este grupo será excluído. Os militares da Comunicação Social do CRPO VRS, 3BPM, 25BPM e 32BPM, não poderão repassar dados sobre ocorrências. As informações sobre as atividades da Brigada Militar serão centralizadas no Portal do Estado do Rio Grande do Sul.    www.rs.gov.br

Foto: Divulgação Palácio Piratini