Bombeiros localizam corpo de homem após horas de buscas em Sapiranga; suspeita é de afogamento

Localização ocorreu por volta das 16h30 (Foto: Melissa Costa)

Sapiranga – Após mais de 24 horas de aflição, a família de Antônio Pedro Pereira Leite, de 40 anos, recebeu a confirmação da localização do seu corpo nas águas do Rio do Sinos, quase no trecho de divisa entre Sapiranga e Taquara.

Antônio saiu de casa na manhã de segunda-feira, dia 24, por volta das 8h30, dizendo que iria pescar. No entanto, as horas foram passando e ele não retornou para sua residência em Sapiranga. A família tentou contato, sem sucesso. Angustiados de que algo poderia ter acontecido, diversos familiares foram até o local onde ele deveria estar pescando e localizaram alguns pertences pessoais dele. Até o início da madrugada, a família tentou encontrá-lo na mata e rio. Ao amanhecer de terça-feira, dia 25, foi registrada ocorrência do desaparecimento na Delegacia de Polícia e também solicitada ajuda do Corpo de Bombeiros.

As buscas iniciaram logo após às 10 horas e por volta das 16h30, o corpo de Antônio foi localizado boiando a cerca de 1,5km de onde ele deveria estar pescando. Equipes da Polícia Civil e do Instituto Geral de Perícias (IGP) foram acionadas logo após a localização. O trabalho de buscas foi realizado pela equipe de bombeiros de Sapiranga. Foi cogitado também pedir apoio do Grupamento de Busca e Salvamento de Porto Alegre, mas a localização do corpo ocorreu antes de ser necessário o suporte da capital. O caso segue com a Polícia Civil, coordenada pelo delegado Fernando Branco, e a principal suspeita é Antônio tenha morrido vítima de afogamento ainda na segunda-feira.  

 

Despedida para o morador

Familiares passaram o dia todo acompanhando o trabalho de buscas e angustiados por notícias. “Falei com ele ainda na segunda pela manhã. Ele me devolveu dois espetos que havia emprestado. Estamos muito nervosos”, disse um familiar. Apesar das horas irem passando e tudo indicando que Antônio poderia ter morrido, a família buscava acreditar que o desfecho poderia ser diferente.
Antônio deixa enlutados a companheira e dois filhos. O velório ocorreu na Capela A, do Centro, e o sepultamento ainda pela manhã desta quarta-feira, dia 26, no Cemitério Bom Fim, em Sapiranga.

 

CÃO DA POLÍCIA CIVIL AJUDOU NA AÇÃO

Assim como já ocorreu em outra busca por pessoa desaparecida em rio, o cão da Polícia Civil, que integra o projeto K9, foi uma ajuda importante para a localização do corpo de Antônio. O cão Lúcifer conseguiu dar apoio aos bombeiros. Ele conseguiu apontar o rastro em que a vítima tinha seguido, assim como de que ela ainda deveria estar dentro do rio. Em vídeos feitos da atuação do canino, é possível perceber ela demarcando para qual lado do rio o corpo de Antônio tinha seguido. Situação semelhante ocorreu no ano passado, quando Lúcifer também foi uma importante ajuda para localizar o corpo de um jovem que havia morrido afogado, também em Sapiranga.