Bombeiros de Nova Hartz iniciam luta para ter auxílio de cães em resgates

Primeira etapa do treinamento contou com ações práticas e participação de cão Foto: Melissa Costa

Nova Hartz – Minutos são cruciais em determinadas ocorrências e podem fazer a diferença entre a vida e a morte de uma vítima. Com a intenção de agilizar ao máximo no resgate, seja em água, terra ou mata, o corpo de bombeiros voluntários de Nova Hartz atua pela implantação do projeto que prevê o auxílio de cães na busca por vítimas.

O comandante da corporação, Glaucio Dietrich, conta que a ideia é qualificar e agilizar o atendimento. “É uma inovação que exige investimento e dedicação da equipe, mas a nossa ideia é estarmos prontos para atender os mais diferentes tipos de ocorrências. O desejo é não precisar, mas se for necessário, estaremos preparados”, disse ele.

O projeto já começou a ser colocado em prática. Os primeiros passos foram dados e a expectativa é de que, ainda em 2021, a corporação tenha seus próprios cães e bombeiros treinados. No mês de novembro, um grupo de bombeiros voluntários participou da primeira etapa para a realização deste projeto. Nos dias 20, 21 e 22, eles participaram de aulas teóricas e práticas sobre técnicas, importância e todas as funções para manter o trabalho de resgate com cães.

 

A instrução foi ministrada pelo adestrador Jorge Soares, do Grupo de Operações, Resgate e Salvamento com Cães (GORSC), de Franca, em São Paulo, e apoio de Luana da Silva, de Porto Alegre. Foram três dias intensos de aprendizado e, agora, a próxima etapa é continuar o trabalho de conhecimento de forma online.

“Um cão equivale a dez homens em buscas”

O adestrador Jorge explica que, neste primeiro contato, os bombeiros aprenderam sobre a importância do cão numa situação de busca e resgate, tanto em mata ou área urbana. “Seja para pessoas vivas ou cadáveres. Mas, principalmente, estamos focados em preparar o binômio, que é a união entre o cão e o homem”, disse ele. Após, será feita uma seleção para saber quem tem aptidão para dar sequência ao projeto. “Vamos seguir trocando informações a distância até que o quartel conseguir criar o seu canil e conseguir seus cães”, explica o adestrador, reforçando que um cão equivale a dez homens em buscas em mata. “Agiliza. Há inúmeras ocorrências que podemos contar com apoio de cães, como pessoas idosas, que saíram para caminhar e desapareceram, afogamentos. São inúmeras situações em que o cão pode auxiliar e até ajudar a localizar a vítima ainda com vida”.

“Nossa meta é trazer este serviço antes de precisar, e não correr atrás depois. Para tanto, contamos com a ajuda da comunidade”

O comandante Glaúcio reforça que “a meta é trazer este serviço antes de precisar, e não correr atrás depois. Com essa parceria do Jorge, já estamos agilizando para estarmos preparados. Na nossa realidade, temos situações, por exemplo, de idosos que se perdem, e, com certeza, os cães irão ajudar bastante”, disse ele.

Para conseguir colocar o desejo em prática, Gláucio pede a ajuda da comunidade. “Precisamos de apoio para construir o canil e para a compra dos cães, já que o treinamento é voluntário. Este projeto vem para aprimorar o trabalho aqui na cidade e região. Tendo esse resgate sediado aqui (em Nova Hartz), com certeza, também iremos auxiliar nas cidades vizinhas, se for necessário”.

Quem quiser ajudar, pode entrar em contato com o quartel de Nova Hartz.