BM faz 1.056 prisões no primeiro semestre do ano

Na região | Em seis meses, foram abordadas 46.259 pessoas nos quatro municípios de circulação do Repercussão

Região – Nos primeiros seis meses deste ano, a atuação da Brigada Militar nos quatro municípios de circulação do Jornal Repercussão (Araricá, Campo Bom, Nova Hartz e Sapiranga) prendeu 1.056 pessoas e retirou das ruas 34 armas de fogo. Os números se referem ao período entre 1º de janeiro e 30 de junho deste ano.

“Penso que os números demonstram alto grau de produtividade e efetividade na atuação da Brigada Militar nos municípios destacados. Note que foram abordadas 46.259 pessoas, ou seja, 27% da população desses municípios. Do mesmo modo, a fiscalização sobre 41.954 veículos corresponde a 48% da frota registrada. Foram flagrados na prática de crimes 1.108 indivíduos, foram capturados 56 foragidos e apreendidas 34 armas de fogo, destacando que estavam todas elas em uso na rua, de forma irregular, o que significa, muito provavelmente, propensas a práticas de outros crimes, como roubos ou homicídios”, avaliou o comandante Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio dos Sinos, coronel Álvaro de Medeiros.

Fiscalizações, prisões e veículos recuperados

Individualmente, o município onde mais pessoas foram abordadas foi Campo Bom, com 16.407 pessoas abordadas e um total de 14.512 veículos abordados para fiscalização. Também é o município com o maior número de prisões (incluindo flagrantes, termos circunstanciados e foragidos/procurados pela Justiça), com 522 prisões até o final de junho deste ano. Prisões com termos circustânciados ocorrem em casos como descobertas de caça-níqueis, em que os donos dos estabelecimentos assinam o termo e se comprometem a comparecer na Comarca do município.

Já a maior quantidade de drogas foram retiradas de ruas sapiranguenses, onde até a metade deste ano os policiais militares apreenderam sete quilos de entorpecentes. Foram 96 veículos recuperados através das ações da BM na região, 51 deles em Campo Bom, 39 em Sapiranga e, tanto em Araricá quanto Nova Hartz, três veículos foram recuperados.

Fonte dos dados: Sistema Avante BM/Dados de 1º de janeiro a 30 de junho de 2017