Bicicletas roubadas por quadrilha têm valores entre 20 e 60 mil reais

Foram recuperadas 5 bicicletas mountain bike Foto: Polícia Civil

Por Caroline Waschburger

Região – O roubo de bicicletas mountain bike têm se tornado ocorrência frequente no Vale do Sinos e Paranhana. Por possuírem um valor elevado, algumas chegando aos R$60.000,00, são alvo principal de quadrilhas que lucram através da revenda destes itens.

Recentemente, um caso semelhante repercutiu no município de Sapiranga e levou a Polícia Civil a identificar e apreender dois indivíduos e recuperar cinco bicicletas de alto valor, das quais três já foram restituídas às vítimas.

Entre elas, estava a bicicleta do atleta Claudio Gavioli, de 51 anos, que já competiu até mesmo no Havaí, e do prefeito de Ivoti, Martin Cesar Kalkman.

Polícia Civil acredita em possível ligação com SC

A Polícia Civil de Sapiranga acredita que esta mesma quadrilha atuava em toda a região do Vale do Sinos, Paranhana e Litoral Norte, e destinava as bicicletas roubadas para Santa Catarina, através de vendas online, para dificultar a identificação e conseguir um lucro maior. O chefe de investigações da Polícia Civil de Sapiranga, Carlos Medeiros, explica que há mercado tanto para a venda das bicicletas em si quanto para suas peças, devido ao alto valor.

“Nossa investigação na Operação Bikes segue ainda, pois acreditamos que há mais indivíduos relacionados a esses crimes, e podem acontecer possíveis ações ainda por parte da Polícia Civil”, afirma Medeiros.

Também acredita-se que a quadrilha costumava alterar peças e até mesmo a cor das bicicletas, para tornar ainda mais difícil a identificação. Os roubos geralmente aconteciam a mão armada e em locais rurais, onde os ciclistas costumam treinar. A Polícia Civil orienta a não publicar em grupos seus horários e itinerários de treino, para evitar situações de roubo.

Claudio, atleta de Triatlo e que teve sua bike recuperada na ação, diz que ainda não saiu para treinar com ela novamente, mas que a “alegria de achar é muito maior que a tristeza de perder”.