Audiência cobra mais segurança em Araricá

Ajuda | Auxílio-permanência para PMs foi debatido

Araricá – A Câmara de Vereadores promoveu na terça-feira (13) uma audiência pública para debater os recentes episódios de violência registrados pelas forças policiais.

O principal encaminhamento indicado por Brigada Militar e Polícia Civil foi a sugestão de se estabelecer um auxílio-aluguel para os policiais que atuam no município no valor de R$ 300. A medida, inclusive, é uma das sugestões dos vereadores de Araricá que foi aprovada este ano, mas que ainda não foi colocada em prática pela Prefeitura. “Temos dificuldades em trazer efetivo para o interior. Se houvesse o incentivo, os policiais ficariam mais sensibilizados”, disse o tenente da Brigada Militar de Nova Hartz, Antônio Carlos da Rocha Ribeiro.

Polícia expõe dificuldades em audiência

O tenente da Brigada Militar de Nova Hartz explicou que o auxílio-aluguel aos policiais foi implantado em Ivoti e depois de articulações das lideranças locais, a medida passou a valer também em Nova Hartz. “Ainda convivemos com os problemas das horas-extras que utilizamos para complementar o policiamento”, comentou Ribeiro. O vereador Ari Schrepp (PP) salientou que ações policiais nos grandes centros urbanos acabam levando os marginais para os municípios menores. Flávio Maciel Duarte (Rede), disse que a recente onda de assaltos em Araricá trouxe medo e insegurança aos moradores. O presidente da Câmara de Vereadores, Gilberto Elsenbach (PROS), disse que repassará R$ 10 mil para o Consepro para ajudar no custeio do Pelotão da Brigada Militar em Araricá. O delegado da Polícia Civil de Sapiranga, Fernando Branco, disse que sua delegacia atende 85 mil pessoas (mil ocorrências por mês), destacou a estagiária paga pela Prefeitura de Araricá, mas disse que é preciso pressionar as lideranças políticas para melhorar a situação.