Atenção para não cair em golpes de anúncios vantajosos em sites

Região – Golpistas criam diferentes truques na internet para enganar e extorquir vítimas. Tudo na tentativa de ganhar dinheiro fácil. E um dos golpes praticados por estelionatários é conhecido como o anúncio falso ou carro fantasma.

Com a popularização dos meios digitais e da internet, os golpistas tem utilizado sites de venda on-line onde inserem dados de veículos, normalmente, com preços abaixo dos praticados no comércio tradicional e vantagens atrativas. Entre os elementos de isca usados pelos golpistas estão as prestações a perder de vista, taxa de juros baixa ou de zero por cento e entrada de 10 a 20% do valor anunciado.

O delegado da Polícia Civil de Sapiranga, Fernando Pires Branco, faz um alerta aos consumidores. “Existem empresas que fazem uma auditoria completa no veículo pretendido pelo consumidor. É necessário estar atento”, pondera.

Mas, a principal dica ao interessado em comprar um veículo é fugir das facilidades e propostas muito vantajosas.

A principal orientação da Polícia Civil neste tipo de situação é para que o comprador leve o veículo pretendido para uma vistoria junto ao Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA).

Atenção evitou golpe em 2017

Recentemente, o vereador de Sapiranga, José Balardin e uma das empresas mais tradicionais da região, a Álvaro Motos, de Sapiranga, foram envolvidas em uma tentativa de golpe. Desconfiado de uma negociação, o responsável pela empresa, Álvaro Pereira, conseguiu perceber a fraude, momentos antes do fechamento de uma negociação. Falsários usaram o nome do vereador Balardin na tentativa de extorquir os reais proprietários de uma motocicleta e a sua loja. “A orientação ao consumidor é antes de fechar o negócio, procurar o CRVA mais próximo”, pondera o delegado. Ao decidir pela vistoria junto ao órgão vinculado ao Detran/RS, o futuro comprador terá a real possibilidade de verificar se o chassi não é rebatido, se o carro não é clonado ou roubado.