Obras no Travessão Ferrabraz em andamento são promessa de qualificação na mobilidade

Travessão permitirá ligação de diferentes bairros Foto: Arquivo/JR.

Sapiranga – Estão em andamento as obras na Avenida Travessão Ferrabraz, em trecho de 5 quilômetros, na conexão com a rua Kraemer-Eck. A perimetral ligará a zona norte de Sapiranga, de oeste a leste, do bairro Centenário ao Voo Livre.

A ligação até Rua Major Bento Alves formará um anel viário de fácil locomoção, com acesso à RS-239 pela Rua Meltzer. A Prefeitura já investiu mais de R$ 13 milhões. O valor da obra do trecho atual será de mais de R$ 3,9 milhões, do Ministério do Desenvolvimento Regional (Programa Pró-Transporte – Avançar Cidades).

O secretário de Planejamento, Habitação, Segurança e Mobilidade Urbana, Carlos Maurício Regla, lembra dificuldades enfrentadas. “Tínhamos o problema do Município estar no Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (CAUC), e não tínhamos a ordem de início por parte da Caixa Federal. A prefeitura deu a ordem de início sem ter o dinheiro, em 2012. E tivemos um período eleitoral. Ficou um ano parada a obra, até resolvermos todas as questões. Quando saímos do CAUC, a obra retomou imediatamente. E começamos o trecho da São Jacó, em direção ao lado Leste, indo ao Voo Livre, Amaral Ribeiro, chegamos até a Major. E um trecho da São Jacó, até chegar a Lima Barreto”, explica.

Rota para garantir mais mobilidade

“A Avenida Travessão Ferrabraz é um projeto grandioso da Administração que trará desenvolvimento para Sapiranga. Nosso Município está sendo construído pensando no futuro, a conclusão da nova rota possibilitará, além de maior mobilidade, desenvolvimento de projetos econômicos e sociais na cidade”.

Entenda as intervenções

A partir de uma reprogramação de recursos, segundo Regla, foi possível uma extensão: “Da Travessão até a Lima Barreto, em direção ao entenário, até chegar na Oceanos. E é onde a Travessão está pronta até hoje”, disse. O complemento está sendo feito pelo Avançar. “Agora parte da Oceanos, ali pelo campo do Flama, e chega na Kraemer-Eck. Vamos fazer uma ligação da Travessão até a Rua Carmem Miranda, dali até a Rua Cooperjuntos, para ter ligação e acesso ao Travessão”, acrescenta. O alargamento de um trecho da Kraemer-Eck, em direção ao bairro, também está previsto.