Obras em ruas de Araricá estão paralisadas desde o período eleitoral

Obra pela metade e materiais deteriorando na rua Egon Theno Pilger, no bairro Da Canoa - Foto: Reprodução

Araricá – Ruas pela metade, material desprotegido e nenhuma movimentação: este é o cenário de obras inacabadas em algumas ruas de Araricá. Desde 16 de novembro, um dia após o domingo de eleições municipais em todo o país, o que se observa é o abandono das intervenções municipais, sem explicações à comunidade.

Buscando esclarecer a situação, um Pedido de Informação, assinado pelas cinco vereadoras arariquenses, Maele Garcia (DEM), Janice Machado (MDB), Prof. Tanara Werb (DEM), Mari Dapper (DEM) e a presidente da Câmara, Jordana Lima (Republicanos), foi encaminhado ao Executivo Municipal, solicitando esclarecimentos sobre a paralisação das obras nas ruas Serraria Ferrabraz, Professor Martim Frederico Raschke, Dom Feliciano, Egon Theno Pilger e Maria Lorena da Silveira. Conforme apurado pela reportagem, pelo menos as três últimas ainda estão abandonadas.

Segundo o ofício das vereadoras, o executivo possui 30 dias deste o protocolamento do Pedido de Informação 003/2021 para responder e entregar cópia de todo o processo licitatório. O prazo estipulado se encerra no próximo dia 11, e até o momento não houve retorno.

“As pessoas prejudicadas são os moradores que usam diariamente essas ruas”

A vereadora Jordana Lima explica que estão exercendo a função para a qual foram eleitas pela população. “Eles nunca admitem uma falha na execução da sua obra, ou tentam agilizar e resolver. Pois quem está solicitando a retomada das obras são os munícipes também, nós estamos solicitando através da Câmara de Vereadores, fazendo a nossa parte, não seremos omissas, fechar os olhos e não cobrar”, declarou. Jordana também explica que as obras são de extrema importância para a comunidade. “Sua retomada deve ser imediata. O Executivo precisa priorizar essas obras paradas e concluir, pois as pessoas prejudicadas são os moradores que diariamente usam essas ruas de obras não concluídas”, disse.

“População que muito esperou estava feliz”

“São projetos e ideias que foram desenvolvidas no ano de 2020, e se deu andamento até perto das eleições. Pós-eleições, as obras simplesmente pararam. Primeiro, não tinha material, depois férias, mas estamos em fevereiro, e os materiais estão nas ruas se deteriorando, estão largados desde novembro, sem sinalização e sem a devida preocupação com o material parado. É dinheiro público sendo desperdiçado e desvalorizado”, afirmou a vereadora Mari Dapper.

Férias é a justificativa

Rua Dom Feliciano com os materiais desprotegidos

Na sessão da Câmara do dia 12 de janeiro, a vereadora Mari Dapper cobrou as obras paralisadas. Em resposta, o vereador e líder do governo na casa, Paulo Foss (PP), declarou que “estava faltando bloquetos, e os funcionários da empresa aproveitaram e deram férias para as pessoas, para dar um descanso para que pudesse, na hora de voltar, pegar parelho”. A vereadora Jordana Lima questionou sobre este recesso. “Em 16 de fevereiro vão fechar três meses de férias?”.