Lâmpadas simples serão trocadas por outras de LED em Campo Bom

Lâmpadas de LED começaram a ser instaladas em 2017 - Foto: Arquivo/JR

Campo Bom – As lâmpadas convencionais da rede pública de iluminação de Campo Bom serão substituídas de forma gradativa por outras de diodo emissor de luz (Light Emitting Diode — LED). Os trabalhos contínuos começam na primeira quinzena de maio. “Agora serão substituídas em torno de 3 mil luminárias das quase 10 mil que o município possui, o que representa em torno de um terço do parque de iluminação. Hoje não sabemos precisar mas, pelo menos, 3 milhões de reais serão investidos nessa primeira etapa”, explica o secretário de obras, planejamento e serviços urbanos, Patrick Ruppenthal.

A troca das lâmpadas, além de representar mais qualidade na iluminação pública, resultará ainda em economia aos cofres públicos. “Além da grande melhoria ainda vamos ter uma economia que será usada para ajudar a remunerar o fornecedor das luminárias e a terceirizada que fará a instalação”, acrescenta.

Os primeiros locais a serem contemplados serão as avenidas. “Vamos começar pela Brasil e depois Avenida dos Municípios que integram diversos bairros”, acrescenta.

A projeção da secretaria é de que as intervenções sejam desenvolvidas até o final do ano. “Em alguns casos também haverá a necessidade de intervenções como troca também dos braços e relés. As lâmpadas retiradas serão reaproveitadas quando estiverem em condição para tanto. Ainda levará um tempo até a troca total”, disse Patrick.

Investimento semelhante em 2017

Ainda pensando em economia de energia elétrica, em 2017, uma iluminação de Led já havia sido colocada na Avenida Adriano Dias, no trecho entre a Avenida Brasil e a Avenida dos Estados, em Campo Bom. Uma mudança no sistema de iluminação na área central da cidade aconteceu na ocasião, com a troca das antigas lâmpadas amarelas por um sistema mais novo, com lâmpadas de Led brancas. Ao todo, 24 postes foram trocados para receber as 48 novas luminárias. Ainda na via, foram instalados 8 novos refletores: 4 na Praça João Blos e 4 no Espaço Cultural Dr. Liberato. O investimento para execução das obras, à época promovida pela Instaladora Elétrica Mércurio LTDA, foi de R$ 239.465,16.