Edital busca recursos para revitalizar praça da estátua do Genuíno

Contar a história de Sapiranga é lembrar de toda a simbologia e relevância que o episódio dos Muckers estão inseridos neste contexto.

Através de monumentos em diferentes locais, essa história é lembrada todos os dias. A estátua do Coronel Genuíno Sampaio, localizada junto ao pé do Morro Ferrabraz, foi erguida em 1931 e faz parte do roteiro turístico Caminhos de Jacobina. Desde sua criação, ela já passou por revitalizações devido a ação de vândalos que, em determinado momento, chegaram a arrancar a cabeça da estátua. O local onde a estátua foi construída possui um grande atrativo turístico, seja por integrar o roteiro de Caminhos de Jacobina, como também por estar junto ao Morro Ferrabraz, o que caracteriza uma zona de grande circulação de pessoas. Pensando nisso, a Prefeitura de Sapiranga está com um projeto em andamento para captação de recursos com o objetivo de dar um novo conceito de uso para o espaço. A ideia do projeto de como ficaria o espaço revitalizado já foi planejado pela prefeitura.

Prefeitura busca recursos

O secretário de Planejamento de Sapiranga, Carlos Maurício Regla, explica que o projeto foi idealizado, mas depende da captação de recursos para sair do papel. “Nossa ideia é fazer uma reforma geral e urbanizar todo aquele espaço”, detalha o secretário. “Hoje não existe a verba para essa construção, mas estamos buscando esse recurso através do Fundo para Reconstituição de Bens Lesados do Ministério Público e também através de editais como de emendas parlamentares de deputados”, acrescenta

Caminhos de Jacobina

A ideia da prefeitura é que, caso os recursos sejam conquistados em alguns dos processos seletivos que o projeto foi inscrito, a ideia de revitalização se estende para além da praça do coronel Genuíno Sampaio. “Queremos melhor o roteiro do Caminhos de Jacobina como um todo e isso inclui a Cruz de Jacobina e o cemitério também”, finaliza Regla.