Daer terá reunião com municípios para decidir traçado da RS-010, a Rodovia do Progresso

Atualmente, RS-010 se resume à Avenida dos Municípios, entre Campo Bom e Novo Hamburgo - Foto: Arquivo/JR

Região – Está marcada para a próxima quarta-feira (7) uma reunião entre o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) e as prefeituras da região, para decidirem, em conjunto, o novo traçado da RS-010, a chamada Rodovia do Progresso. A decisão altera os planos iniciais da autarquia, que indicava a divulgação do relatório preliminar com o estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental (Evtea) ainda no mês de março. A reunião será organizada pela empresa STE, responsável pelos estudos preliminares da rodovia, e contará com a presença dos representantes dos municípios envolvidos, dos diretores técnicos do Daer, assim como o diretor geral da autarquia, engenheiro Luciano Faustino da Silva, e o secretário estadual de Logística e Transportes, Juvir Costella.

Os municípios foram informados pelo departamento que têm até o dia 22 de abril para apresentarem uma manifestação a respeito do projeto. Na sequência, a empresa STE terá aval para dar sequência aos estudos econômicos. Segundo o Daer, os levantamentos ambientais já estão concluídos, e a previsão é de que os trabalhos preliminares estejam concluídos até julho.

De acordo com o Daer, os estudos irão prever o traçado da rodovia, os impactos ambientais que a obra irá gerar e as desapropriações necessárias nas áreas onde a estrada será construída. Com o Evtea concluído, o governo estadual poderá avaliar se poderá arcar com os custos por conta própria, ou se necessitará de investimento privado para realizar o empreendimento.

O secretário de Planejamento e Mobilidade de Sapiranga, Carlos Maurício Regla, explica que, em 2010, a então governadora do RS, Yeda Crusius, publicou o Decreto 47.146/2010, que declarava de utilidade pública, para fins de desapropriação, os bens nas áreas do antigo trecho por onde passaria a RS-010. “Como esse decreto caducou, pois já se passaram 10 anos, agora o estado contratou uma nova empresa para fazer novos estudos, e deve ainda publicar um novo decreto após a conclusão desta etapa. Em janeiro, conversamos com a equipe do Daer e com o secretário Costella, levamos um ofício em mãos, eu e a prefeita, junto com outros representantes da comunidade, solicitando que os técnicos do município fossem ouvidos, pois temos a intenção de que a rodovia chegue no entroncamento com Araricá. Para isso, inclusive, após definido o traçado, teremos que incluir a rodovia no nosso plano diretor. No momento, é a única reivindicação que temos sobre a rodovia”, explicou o secretário sapiranguense.

História antiga

A proposta da rodovia surgiu ainda no governo Yeda, há mais de uma década. A ideia é ligar o município de Sapiranga à capital gaúcha, Porto Alegre, criando uma alternativa à BR-116 para os moradores da região de Sapiranga, Araricá, Nova Hartz e Vale do Paranhana. O projeto prevê a construção de mais de 41km de estrada, ligando a RS-239 à Free-way (BR-290).

Em setembro de 2020, após o governo estadual anunciar a contratação do estudo de viabilidade, a prefeitura de Sapiranga, através do secretário Carlos Maurício Regla, afirmou que era favorável a construção da rodovia, mas gostaria que ela tivesse início próximo à entrada de Araricá, e não no posto da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), na divisa entre Campo Bom e Sapiranga. “A RS-239 corta nossa cidade ao meio, e o aumento de fluxo (com a construção da Rodovia do Progresso até Campo Bom) aumentará os acidentes. Nas demais cidades, a 239 não corta a área urbana. Então, a solução é que ela termine após nossa área urbana, vindo pela área sul da cidade”, afirmou, à época, o secretário Regla.

Em uma reunião no final de janeiro, o secretário Juvir Costella garantiu a lideranças da região que os municípios seriam ouvidos para a execução do projeto da rodovia.