Avenida Mauá de Sapiranga fechará o anel viário

Sapiranga – Na última década, a equipe da secretaria de Planejamento da Prefeitura de Sapiranga liderou importantes avanços em termos de mobilidade urbana. Ruas, avenidas e estradas que antes eram de chão batido ou possuíam apenas pedra irregular, agora, contam com pavimentação asfáltica. E, o avanço não para por aí. Muito em breve, uma nova e importante obra viária iniciará. É a sonhada e muito aguardada abertura da Avenida Mauá até a RS-239.

Através de um financiamento do município com o Banco do Brasil no valor de R$ 14 milhões, a equipe de técnicos da Prefeitura de Sapiranga pretende fechar o anel viário, conectando a Avenida João Corrêa com a RS-239: “A Av. Mauá possui muitas funções, entre elas, interligar bairros e fazer o fechamento do anel viário central, que nunca se fechou. Mas, ela é importante e necessita de um investimento muito grande para se resolver e não é tão simples”, comenta o secretário Carlos Maurício Regla.

Entre as preocupações da equipe de engenharia do município recai no próprio fluxo de água do Arroio Sapiranga: “Necessitamos que a água continue despachando. Não podemos fazer uma obra e deixar o curso d’água estrangulado em determinado local. O projeto está traçado e estamos tratando de uma forma muito criteriosa. Em determinado trecho, teremos que fazer a avenida com 9 metros de largura, e logo em seguida, aumentar para 10 metros”, contextualiza Regla, assegurando que a meta é criar um novo acesso para quem se desloca da RS-239 e precisa acessar a área central do município.

O projeto que está em vias de ter o recurso liberado, em Brasília, contemplará um lado da Avenida Mauá, que é a parte já iniciada e que conta com pedra irregular, na margem direita no sentido da RS-239: “Esse valor contempla ainda pavimentações de trechos das ruas Barros Cassal, Gabriela Mistral e a conteção das laterais do Arroio Sapiranga, com a implantação de muro de gabiões (estrutura de ferro com pedras) para suportar o fluxo d’água e não deixar a avenida ceder”, elenca Carlos Maurício Regla.

Liberações em Brasília são aguardadas

O recurso está garantido, mas a Prefeitura aguarda retorno da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), que integra o Ministério da Economia, pois reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN) precisa definir aspectos orçamentários destes financiamentos aos municípios.