Asfalto começa a ganhar forma na rua Novo Hamburgo em Sapiranga

Iniciada em setembro de 2022, a obra de asfaltamento da rua Novo Hamburgo, no bairro Quatro Colônias, avança de forma significativa. Importante ligação para os moradores da localidade com o Centro da cidade, a via também é alternativa de acesso à RS-239. Com a evolução dos trabalhos, alguns trechos, inclusive, já recebem asfalto e instalação de meios-fios e bocas de lobo enquanto em outras partes o terreno segue sendo preparado com serviços de terraplanagem.

A realização da obra é possível após convênio da Prefeitura de Sapiranga com o Governo do Estado na segunda fase do programa Pavimenta RS. O trecho que vai receber o asfalto conta com uma extensão de um quilômetro. Para viabilizar a melhoria, estão sendo investidos R$ 2.636.742,85, sendo que R$ 1 milhão são recursos próprios da prefeitura e o restante são oriundos do programa Pavimenta.

A projeção do Executivo Municipal é de entregar a obra no mês de maio. “Temos uma questão de reintegração de posse ainda para resolver, mas estamos confiantes que a decisão será favorável”, salienta o secretário de Planejamento, Carlos Maurício Regla.

Carlos Gilberto Weiss

Além da rua Novo Hamburgo, um trecho que hoje é de chão batido da rua Carlos Gilberto Weiss, também será asfaltado na mesma parceria com o Governo do Estado. São 122 metros entre a própria rua Novo Hamburgo e o acesso ao IFSul. “É o trecho final da rua que vamos concluir. Como estamos fazendo a Novo Hamburgo, aproveitamos e colocamos esses metros juntos no projeto”, informa Regla.

O secretário também explica que a rua Novo Hamburgo e a própria Carlos Gilberto Weiss se encaixam na exigência do programa Pavimenta RS. “Por ser uma ligação com a RS-239, era um diferencial a mais para o projeto junto ao edital do Pavimenta”, salienta.

A colocação do asfalto iniciou a partir do entroncamento com a RS-239 e, até o momento, cerca de 500 metros da rua Novo Hamburgo já estão asfaltados.

Fim do chão batido

O secretário Carlos Maurício Regla também explica um dos critérios que fizeram o município escolher a rua Novo Hamburgo. “Essa é uma das únicas vias do nosso município que dá acesso à RS-239 e que era de chão batido” detalha. “Também é um pedido antigo da comunidade e uma rota alternativa de saída da cidade”, acrescenta.