Sapiranga recebe do Tribunal de Contas o Selo Ouro de transparência

A gestão dos serviços públicos com eficiência garante um atendimento de forma satisfatória para a população. Em Sapiranga, essa gestão é uma das bases do trabalho da Administração liderada pela prefeita Carina Nath. E, além da oferta direta dos serviços, o modelo de divulgação on-line das informações à comunidade também é uma das marcas da gestão. Isso se comprova com uma importante certificação recebida pela prefeitura nos últimos dias: Sapiranga foi um dos 42 órgãos de Executivo Municipal do Rio Grande do Sul a receber o Selo Ouro do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP 2022), organizado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).

O PNTP faz uma avalição de critérios de transparência considerando contratos, diárias, relatórios informações institucionais, acessibilidade, ouvidorias e informação ao cidadão disponibilizadas pelos órgão públicos. No total, 13 itens são avaliados pela Atricon e, em cinco deles, a Prefeitura de Sapiranga recebeu nota máxima.

O Tribunal de Contas do Estado concede a utilização do Selo Ouro Qualidade em Transparência no site oficial das instituições. A certificação virtual tem as categorias Prata, Ouro e Diamante e avalia as entidades dos poderes Executivo e Legislativo de todo o Rio Grande do Sul.

Ouro à Modernização

Feliz com o reconhecimento concedido pelo Tribunal de Contas do estado, a prefeita Carina Nath elenca alguns motivos para a certificação recebida pela prefeitura. “Essa certificação é o resultado de um avanço na modernização dos nossos sistemas. São ferramentas importantes para que as ações da prefeitura sejam ainda mais transparentes”, disse ela.

Processos seguem sendo aprimorados na prefeitura

O Selo Ouro é uma conquista importante quando o assunto é transparência na divulgação dos dados municipais e é a segunda categoria mais importante, superando o Selo Prata e abaixo do Selo Diamante.

Como os processos idealizados pelo Prefeitura de Sapiranga sempre estão em constante evolução, uma marca desde o início da gestão da prefeita Carina Nath, o selo máximo de excelência já está entre os próximos objetivos. “Seguimos com esse objetivo, aproximar os dados da população, e, assim, avançarmos para o Selo Diamante”, destaca a prefeita Carina.

Fiscalização e controle social

Em sua apresentação oficial, o PNTP destaca que a transparência na administração pública é uma ação concreta que possibilita, de fato, a fiscalização e o controle social, bem como viabiliza a participação da sociedade na tomada de decisões. Os dados de todos os municípios estão disponíveis em https://radar.tce.mt.gov.br/extensions/atricon2/panel.html