Painéis pintados por Mauro Vila Real vão embelezar “entradas” do Estado

Mais uma vez o trabalho do artista plástico sapiranguense Mauro Vila Real ganha um destaque especial.

Através de uma solicitação do Governo do Estado, Real retratou, em quatro painéis, 20 elementos turísticos do Rio Grande do Sul. As produções, de 3,5 m, já foram finalizadas em serão instaladas pelo Governo em pontos estratégicos da rodoviária de Porto Alegre e do Aeroporto Salgado Filho, duas das principais “portas de entrada” de turistas no Rio Grande do Sul.

A previsão é que os painéis sejam instalados nos dois locais nos próximos dias e, durante a cerimônia, Mauro fará a assinatura nas produções. “Essas telas possuem uma unidade, elas se complementam, formando sete metros em cada um dos locais”, detalha Mauro. “Esses 20 elementos se repetem nos dois painéis, isso era um pedido deles (Governo do Estado)”, acrescenta o artista.

Dos desenhos para as telas

A oportunidade de poder retratar os elementos turísticos do Estado nos painéis que estarão em pontos estratégicos de circulação de turistas é motivo de orgulho para Mauro. “É muito legal, é muito bacana que o menino que desenhou a vida toda no pátio na casa da mãe, no bairro Amaral Ribeiro e que continua morando na mesma rua, consiga fazer o trabalho chegar tão longe”, celebra o artista sapiranguense.

 

Objetivos

“Quero que, quando as pessoas vejam os painéis, na rodoviária ou no aeroporto, possam dizer: ‘aqui eu já fui, ali eu não conheço’” sintetiza Mauro Vila Real sobre um de seus grandes objetivos com o trabalho finalizado.
No decorrer do processo de produção dos painéis, Mauro já observou essas constatações que suas criações podem alcançar. “Pessoas que vieram me visitar aqui enquanto eu produzia os painéis citavam os locais que conheciam e não conheciam”, finaliza.

Valorização do turismo do Rio Grande do Sul

Durante a produção dos painéis, realizada no seu ateliê em Sapiranga, Mauro constatou o quanto o turismo gaúcho pode ser melhor explorado e precisa ser valorizado. “O que me chamou muito a atenção e vale a pena refletir sobre isso é o quanto a gente conhece pouco do nosso Estado. O quanto a gente acaba circulando pouco” cita Mauro. “Nosso Estado tem uma variedade muito grande por conta da imigração, com variações de sotaques que vão do uruguaio e argentino no oeste até o sotaque italiano e alemão por aqui. O impressionante para mim é que a gente não conhece isso”, salienta Vila Real.

O artista cita, ainda, que os roteiros turísticos do Estado são muito acessíveis. “São roteiros de turismo próximos, acessíveis a poucas horas e a gente acaba optando por fazer roteiros mais caros e mais distantes e não privilegiamos o nosso Estado”, finaliza Mauro.

Região representada

Entre os 20 elementos do turismo do Estado que foram retratados por Vila Real nos painéis, a região também está representada através do Vale Germânico. “Tem ainda os Campos de cima da Serra, os cânions, pontos da zona sul, entre outros”, explica. “Em uma metade estão atrações da metade norte e, em outra, tudo o que fica na metade sul”, ilustra Mauro.