Campo Bom aposta em qualidade e variedade na merenda escolar, investindo mais de R$ 4 milhões

Campo Bom – Uma boa alimentação equivale a um bom aprendizado. É com essa ideia em mente que a Prefeitura de Campo Bom, através da equipe de Nutrição da Secretaria de Educação, organiza o lanche dos 10 mil alunos que compõem a rede pública, com um total de 12 mil refeições preparadas por dia.

 

Mais do que preencher o horário do intervalo, a preocupação é com a saúde, fornecendo uma base sustentável aos estudantes que, em fase de crescimento, precisam estar bem preparados para todos os desafios. Ao todo, são 43 escolas e três centros de educação no município que exigem um planejamento anual das equipes responsáveis pela alimentação.

Toda essa dedicação é feita com bastante antecedência. “Calculamos o cardápio sempre de um ano para o outro, porque temos que encaminhar as compras, conversar com os agricultores para ver o que e em qual momento eles vão plantar. É muito tempo planejando o cardápio”, relata a nutricionista por trás dessa operação, Adriana Luft.

E tudo é separado em três cardápios: um para escola fundamental em turno parcial, e outros dois para escola fundamental e educação infantil em tempo integral.

Simone Schneider, secretária de Educação, avalia esse aspecto nas escolas

Comprovando a atenção concedida a merenda escolar, foram R$ 4 milhões investidos em 2023, mais da metade do valor com recursos próprios. “A alimentação escolar tem papel de destaque nas Escolas Municipais de Campo Bom, uma vez que o momento da refeição também é de muito aprendizado. Além de conhecer e provar os alimentos saudáveis que compõem o cardápio, existe todo um trabalho social e pedagógico realizado pelos profissionais. Um aluno bem nutrido é um aluno mais feliz e apto a desenvolver e aprender com excelência”.

Níveis de aprovação e o preparo da alimentação

“Em todas as refeições, tentamos priorizar a qualidade da alimentação, pensar sempre nas proteínas, carboidratos e nas verduras para trazer as vitaminas. Isso tudo é sempre bem calculado no cardápio, que é feito por semana”, conta a nutricionista Adriana.

Quem está na “linha de frente” também tem uma parcela importante no paladar dos alunos. Por isso, as 150 funcionárias de cozinha campo-bonenses recebem, todos os anos, um momento de capacitação, isso sem contar visitas periódicas da Secretaria para entender a atual situação de cada educandário.

Além disso, existe um olhar especial aos alunos que possuem alguma restrição alimentar. Em todas as escolas, há uma lista daqueles com alguma especificidade e, nestes casos, algum dos 25 cardápios elaborados previamente contemplam a grade de alimentação. Através de uma ferramenta do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Campo Bom atingiu 85% de aprovação na merenda escolar em uma pesquisa feita junto aos estudantes em 2023.