Orquídea, flor símbolo de Campo Bom, se tornou inspiração para projeto da Fundação Cultural

Flor símbolo está plantada ao redor de toda a cidade campobonense - Foto: Magda Della Nina/Arquivo Pessoal

Campo Bom – Evidenciar uma das marcas de Campo Bom, a orquídea foi o início para um projeto da Fundação Cultural de Campo Bom, chamado “Orquídea, amor e valor”. Desde 2018, a instituição protagonizou uma série de ações para enaltecer essa flor que é considerada a flor símbolo do município, pelo decreto municipal 4.854/2018.

Mutirão plantou orquídeas ao longo de mais de 6km da ciclovia no centro de Campo Bom

Os primeiros movimentos iniciaram com o convite aos voluntários para dedicarem-se ao plantio de orquídeas em praças e parques. A iniciativa conquistou a simpatia de muitos e percebeu-se que havia um campo aberto para estimular o cultivo e a ornamentação da cidade. Em parceria com o Solar das Orquídeas, iniciou-se então cursos de manejo, produção de um guia de plantio, campanhas de arrecadação de mudas e um calendário de plantio, cuja maior ação ocorreu no dia 8 de novembro de 2019. Foi um dia histórico, no qual 402 voluntários estiveram ao mesmo tempo fixando mudas de várias espécies nas árvores do eixo central da ciclovia de Campo Bom, no equivalente a pouco mais de 6km. Ao todo, mais de 12 mil mudas receberam novo habitat. Essa ação resultou em plena satisfação dos campobonenses. Todo o trabalho foi gratuito, já que as mudas foram recebidas por doações e a mão de obra foi voluntária. Crianças, jovens, adultos, famílias, entidades sociais, grupos culturais e instituições de diversos segmentos se integraram nessa ação coletiva.

A voluntária Mara Ritter, descreve com muita propriedade o que significou esse dia. “É difícil descrever o que foi o mutirão do plantio de orquídeas. Muitos sentimentos. A expectativa de quem seria o grupo, a surpresa das pessoas que estavam no grupo. Pessoas amáveis, alegres, com o mesmo objetivo. A cooperação foi incrível. Cada um fazendo alguma coisa e todos juntos com a mesma intenção. Um momento para contar e fazer história. Enquanto uns seguravam a escada, outros alcançavam as mudas, os barbantes e outros davam opiniões. Todos estavam no mesmo objetivo de ver uma cidade cada vez melhor para se viver. É possível fazermos uma sociedade melhor. Campo Bom unida, com meta e determinação. Que venham mais ações coletivas. Um por todos e todos por Campo Bom.”

Comunidade cuida e mantém as orquídeas

O incentivo ao plantio mobilizou a comunidade de forma que, atualmente, os cidadãos já não esperam mais o chamado para plantar. As pessoas cuidam, repõem mudas, plantam novamente, sempre que podem. “A Fundação Cultural deverá ativar novas ações no período pós-pandêmico. Estão previstos ciclos educativos, sensibilizações e novos plantios. O que pretendemos é que toda a comunidade deseje que a nossa flor esteja em evidência nos lares e nos espaços públicos”, declara o presidente da Fundação, Luiz Ricardo Bohrer.