Hospital Sapiranga promove ações para preservação do meio ambiente

Sapiranga – Neste mês é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e o Hospital de Sapiranga programou várias atividades em alusão à data. O setor de Hotelaria desenvolveu a campanha “Pequenos atos, fazem grande diferença”, que consiste no incentivo da utilização de copos e xícaras reutilizáveis, evitando, assim, o uso de copos plásticos descartáveis. O colaborador que apresentasse ou fizesse uma doação de um copo ou xícara reutilizável, ganharia uma muda de árvore/planta, que levavam a seguinte mensagem: “Cuidar do meio ambiente, é cuidar do nosso futuro”.

 

A instituição ao longo dos seus 77 anos, sempre teve o compromisso com a sustentabilidade e com o meio ambiente, desenvolvendo ações de preservação e conscientização sobre a utilização dos recursos ambientais, pois entende que cuidar do meio ambiente agora, é cuidar do futuro das novas gerações, e cuidar do bem-estar de todos é o propósito do hospital. Um dos diferenciais é o Certificado de Energia Renovável, o qual confirma que o hospital utiliza somente energia elétrica proveniente de fontes limpas, totalmente renováveis e que não agridem o meio ambiente (eólica, solar, biomassa, PCH e CGH). Com a utilização desta energia no ano de 2020, o Hospital Sapiranga reduziu 92,665 toneladas de CO², conforme informado no Certificado de Redução de Emissão de Gases de Efeito Estufa, o que equivale a: 2.561 mudas de árvores conservadas por 20 anos; 921 veículos leves à gasolina percorrendo 500km.

Jordana Dresch, coordenadora de Marketing do Hospital Sapiranga, salienta: “Essa ação foi pensada, pois um dos valores da instituição é o compromisso social, inclusive a sustentabilidade tem sido uma pauta recorrente para nós”.  Outra ação promovida pelo hospital em parceria com a Pró-Ambiente e com a Semape é o plantio de mudas de árvores no Parque do Imigrante e em praças da cidade. Esta atividade é uma forma de compensação ambiental, vinculada a expansão do hospital, com a construção do novo anexo.

 

 

O hospital conta também com um Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde, pois sendo uma instituição hospitalar, gera diariamente diversos tipos de resíduos que podem impactar de diferentes modos e intensidade o meio em que vivemos, caso não sejam administrados corretamente. Nesse sentido, a instituição preza pelo descarte e manejo correto do lixo, e, constantemente, são realizadas capacitações com os colaboradores, bem como, campanhas internas de conscientização. A instituição também desenvolve há mais de 10 anos o projeto Plantando Vidas, realizado em parceria com o CEMEAM e o Rotary Club. O projeto consiste em presentear toda criança que nasce na instituição com uma muda de árvore. A ação representa o amor incondicional entre pais e filhos, estendido à natureza através do plantio de uma árvore e o seu cuidado permanente, acompanhando o desenvolvimento da criança e colaborando ao mesmo tempo com o meio ambiente.