Frutas em espaços públicos da cidade: Pomares Urbanos é novidade em Campo Bom

Foto: Weslei Fillmann/PMCB

Na Semana do Meio Ambiente, Campo Bom está lançando diversas iniciativas até então inéditas na cidade e que demonstram a preocupação e o comprometimento da gestão liderada pelo prefeito Luciano Orsi com a temática e ações de cunho ambiental. Entre as novas propostas promovidas e lideradas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA) está o projeto Pomares Urbanos.

O projeto consiste em criar locais para o cultivo de árvores frutíferas geridos pelos moradores em parceria com a prefeitura. Diversos locais da cidade vão receber o plantio das mudas frutíferas, proporcionando a oferta de diferentes frutas em locais de grande circulação de pessoas. “Esse é mais um projeto para ocupar os vazios urbanos e trazendo não só as árvores nativas, como também as exóticas. Aquelas variedades que a gente encontra nas fruteiras, também vamos reproduzir nos pomares urbanos”, explica o secretário de Meio Ambiente João Flávio da Rosa. Ele também lembra que o projeto será benéfico para os animais. “Isso vai trazer uma segurança alimentar para as nossas aves, e também para nossa população que vai poder desfrutar dessas frutas nos parques e outros espaços públicos”, cita.

Entre as variedades de árvores frutíferas que vão ser cultivadas estão laranja, bergamota, limão, manga, abacate, acerola, maçã, goiaba, pera, ameixa e caqui.

Lembranças da infância

O projeto dos Pomares Urbanos também tem o carinho do prefeito Luciano Orsi, que relembra momentos de sua infância através da iniciativa. “Eu queria muito fazer isso, implementar esse projeto. A gente se lembra quando era mais jovem e subia nas árvores e apanhava algumas frutas e hoje quase não temos mais isso”, recorda Orsi. “Por esse motivo, queremos trazer isso de volta nos espaços públicos, colocando novamente a disposição da nossa população para que as pessoas possam ir nesses locais e comer sua frutinha. É um resgate de qualidade de vida e um resgate histórico”, complementa o prefeito.

EMEF Cei planta mudas no pátio e vai ter frutas em 2024

O lançamento das ações do projeto Pomares Urbanos ocorreu na Emef CEI com o plantio de 21 mudas frutíferas no pátio da escola. As árvores foram cultivadas pelos alunos da turma 64 e a iniciativa partiu também de um projeto de iniciação científica. “Foi proposto para os alunos um projeto que fosse benéfico para a escola, que está completando 15 anos, e que tivesse alguma ação social, ou seja, para ser usufruído por outras pessoas. Uma das ideias sugeridas foi a do Pomares Urbanos, visto que não havia nenhuma árvore frutífera no pátio da escola”, explica a professora Luciana Maldaner Reis.

Jabuticaba, bergamota, fruta do conde, pêssego e pitanga foram plantadas pelos alunos e algumas já vão fornecer frutos para estudantes, professores e funcionários já em 2024.

Parque Municipal Natural da Mata Leste

Outra iniciativa desenvolvida pela SEMA durante a Semana do Meio Ambiente e que permite um novo patamar para a cidade é a implantação do Parque Municipal Natural da Mata Leste. A área de 50 hectares, no bairro Mônaco, conta com uma região de mata intocada, com árvores centenárias, como grápias e figueiras, algumas com mais de 20m de altura. É a última área preservada de Mata Atlântica no município, agora protegida por lei. A mata abriga mais de 130 espécies de plantas, mais de 120 de aves e cerca de 70 de fungos, entre outros, uma grande biodiversidade. Uma audiência pública realizada no sábado (3) apresentou o projeto à comunidade e também marcou a abertura das atividades da Semana do Meio Ambiente. Em breve, a secretaria projeta a elaboração de um plano de turismo ecológico que prevê também a visitação de alunos campo-bonenses no local preservado.