Dia da Árvore marcado pela distribuição de mudas na Ramarim

Nova Hartz – O Grupo Ramarim promoveu uma ação de educação ambiental junto aos funcionários para marcar a comemoração do Dia da Árvore. A iniciativa ocorreu na terça-feira, 21, e distribuiu 400 mudas de árvores frutíferas (laranja, bergamota e limão), além de temperos e plantas medicinais.

 

A preocupação com ações sustentáveis está no DNA da empresa calçadista, que emprega cerca de cinco mil colaboradores em cinco unidades espalhadas pelo Brasil. Com a entrega das mudas, a empresa estará contribuindo para que a cidade fique mais arborizada, aumentando a qualidade de vida de seus funcionários e familiares.
O departamento de comunicação da empresa contextualiza que a busca pela geração de resultados que garantam a sustentabilidade, através de investimentos constantes no aperfeiçoamento do ser humano e das tecnologias é uma prioridade na empresa. “Mais do que nunca, o consumidor quer saber quem produziu, qual a origem, em que condições foram desenvolvidos os produtos que ele opta por comprar”, pondera trecho de comunicado enviado ao Grupo Repercussão.
Para potencializar as práticas ambientais, sociais e de governança, o Grupo Ramarim criou o seu programa 3R. Com a proposta de reduzir os impactos ambientais nos processos produtivos, estas ações criaram as diretrizes necessárias para a reutilização de materiais e de matéria-prima, além é claro, de encontrar soluções inteligentes para a reutilização dos resíduos industriais gerados nas unidades.

Impacto positivo na sociedade

Para que os calçados do Grupo Ramarim possuam uma longa durabilidade, e consequentemente, gerem impacto positivo ao meio ambiente, a empresa utiliza apenas matérias-primas de ótima qualidade. “Investimos cada vez mais em tecnologia e capacitação para tornar os processos mais sustentáveis. Além disso, realizamos o descarte correto de 100% dos nossos resíduos”, pondera o departamento de comunicação da empresa.

Outro grande diferencial no aspecto da sustentabilidade é a certificação que o Grupo Ramarim possui que comprova que a energia elétrica consumida nas unidades vem de fontes de energia renováveis, e também, a empresa quantifica e gerencia a redução de emissão de gases do efeito estufa nos processos produtivos.

Resultados obtidos

A busca por processos sustentáveis do Grupo Ramarim proporciona impactos positivos na redução do CO2 emitido. São mais de 579.608 toneladas que deixaram de serem lançadas na atmosfera, contribuindo com a redução do efeito estufa.
O cuidado com a reciclagem de solventes industriais é outra preocupação da indústria calçadista. Nas unidades existem máquinas específicas para essa reciclagem e reutilização dos materiais, e os que não podem ser reciclados, são incinerados em fornos.