Abastecimento de água é prejudicado na zona rural de Sapiranga

Sapiranga – Os prejuízos decorrentes da estiagem e falta de chuva nesse verão também já são observados em localidades de Sapiranga. São Jacó, Picada Verão e Ferrabraz, são as três regiões do município que possuem poços e redes de água comunitários. Em duas delas, os produtores rurais enfrentam problemas no abastecimento com a significativa redução do nível de água. “Aquilo que não é irrigado, que fica na roça, não deu certo. O feijão não deu bem e do milho estamos fazendo silagem”, disse a agricultora Ivanir Kronbauer, de 45 anos, moradora do Alto Ferrabraz. Ela afirma que não se recorda de um período tão longo sem chuva. Ivanir diante a falta de chuva deixou de lavar roupa muitas vezes, evitou usar o lavajato e lavar o carro.

Já a produtora rural Julia Scherer, de 22 anos, de Picada Verão, afirma que, de fato, os pontos mais alto da localidade estão com prejuízos no abastecimento. “Estamos reutilizando a água na agricultura. Nem plantamos mais nada nesse período por que não tínhamos como irrigar direito na roça. Como temos a agroindústria nos dedicamos a isso”, acrescentou. A jovem comemora o fato de terem sido instalados na propriedade dois reservatórios de água, já que muitos poços na região reduziram volumes de água ou mesmo secaram.

Falta de água causa prejuízos na agricultura

O secretário de Agricultura de Sapiranga, Valdes Cavalheiro de Araújo, reconhece que esforços são feitos para evitar maiores prejuízos aos moradores das regiões afetadas. “O que podia ser feito, a gente fez, com intervenções e inclusive baixou a bomba. O poço da Picada Verão, por exemplo, trabalha somente com 20% da capacidade inicial de extração de água”, lamenta o secretário. Ele ressalta ainda que diversos moradores das regiões afetadas já haviam investido em perfurações particulares. Valdes explica qual o procedimento a ser adotado em casos de falta de água mais severos. “Quando alguém dessa região não tiver água, é preciso sejamos informados para entrarmos em contato com a Corsan para que por meio de um caminhão-pipa consiga fornecer”, disse.

Município de Sapiranga possuem poços e rede de abastecimento comunitários

O secretário de Agricultura revela que existem dois convênios pendentes para a abertura de dois novos poços, entretanto, o Governo do Estado hoje não consegue atender a demanda em Sapiranga. “Já temos reservados os valores para a contrapartida para essas perfurações, mas a prioridade tem sido aquelos municípios que hoje se encontram em situação de emergência. Então não vejo agora outra alternativa que não seja a perfuração particular”, opina.

Foto: Divulgação.