1ª Conferência Municipal da Água debate temas ambientais em Sapiranga

Foto: Luiza Simon

Sapiranga – Sabemos que a água é um elemento essencial à sobrevivência humana e de quaisquer seres vivos. Por isso, a conscientização e sensibilização da população quanto aos cuidados com esse bem tão precioso é indispensável para garantir qualidade de vida para as futuras gerações.

Pensando nisso e aliando à celebração do Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de março, a Câmara de Vereadores de Sapiranga promoveu a 1ª Conferência Municipal da Água. O encontro foi realizado na tarde da última segunda-feira (25), no plenário da Casa Legislativa.

Proposto pelo vereador Marconi Ebert (PL), o debate abordou os cuidados que a comunidade deve ter com a água e o consumo consciente desse bem tão precioso para a sobrevivência. Para uma das palestras, foi convidado o técnico químico e engenheiro ambiental da Aegea Corsan Daniel Pereira, falando sobre “Sustentabilidade, meio ambiente e tratamento da água”.

Estiveram presentes, também, alunos e professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Carlos e do Instituto Estadual Coronel Genuíno Sampaio, recebendo informações e conhecimento a respeito do tema, com o intuito de, mais do que conscientizar, sensibilizar os estudantes para o consumo consciente e cuidados com a água.

S.O.S. Rio dos Sinos

A assessora do Consórcio Pró-Sinos e coordenadora do Programa Permanente de Educação Ambiental, Deise Poeta, também palestrou, abordando “A importância vital das águas da bacia hidrográfica do Rio Dos Sinos”, que banha 30 municípios gaúchos, desde a nascente, em Caraá, até a foz, em Canoas.

A especialista apontou que, atualmente, o Rio dos Sinos é um dos 10 mais poluídos do país. Para mudar essa realidade, é preciso que cada membro da comunidade se conscientize e mude pequenos hábitos. Assim, no futuro, a população terá garantia de água potável e, consequentemente, qualidade de vida.

Ideia é multiplicar a informação

“A necessidade de grandes ações voltadas à preservação da água são nítidas e urgentes, mas o que podemos fazer agora? Com essa pergunta, surgiu a ideia da 1ª Conferência Municipal da Água. Ao protocolar a solicitação deste evento, pensamos no público jovem de nossa cidade, trouxemos palestrantes que apresentaram ações que desenvolvem para gerir e preservar nosso Rio dos Sinos, bem como dos nossos córregos e riachos. Precisamos multiplicar o número de pessoas informadas e mobilizadas a cada vez mais proteger este precioso recurso”, destaca o proponente da ação, vereador Marconi Ebert.

Sobre o encontro

“A água é um bem que devemos cuidar muito todos os dias. É muito importante a conscientização de crianças, pois eles são o futuro da nossa cidade, estado e país. Orientando eles, vamos garantir que a água, que é uma riqueza, seja melhor tratada no futuro”. – Leandro Costa, presidente da Câmara de Vereadores.

“A educação ambiental é de extrema importância para que a comunidade compreenda como está a situação das águas e o quanto isso impacta, diretamente, na qualidade de vida das comunidades. A sensibilização e conscientização contribuem para os cuidados e melhora da qualidade de vida da sociedade”. – Deise Poeta, assessora do Consórcio Pró-Sinos.

“Quando ocorre um evento como este, em que os alunos podem ouvir outros profissionais abordar um tema tão importante, gera um maior interesse e muda a visão deles sobre a importância da água. Diferente de estar dentro da sala de aula, aqui, eles se sensibilizam mais com o assunto”. – Morgana Bobsin, professora de Biologia no IE Coronel Genuíno Sampaio.

Por Mairan Pacheco