Giro dos Municípios

Araricá

Adilson Troca articula emenda para a cidade
Quem esteve visitando a cidade nesta semana foi o deputado estadual Adilson Troca (PSDB). O parlamentar teve agenda com o prefeito de Araricá, Flavio Foss, e após foi recepcionado na Câmara pelos vereadores Oseas e Mauro Camargo (ambos do PSDB), Ari (PP) e Marcelo (PMDB). Também participou dos encontros o assessor regional do deputado, Jaime Leal Benetti. Entre as conquistas do deputado nos últimos anos para o município está uma ambulância, repassada em 2012 para o Posto de Saúde central de Araricá.Adilson Troca também aguarda com expectativa que o Estado libere cerca de R$100 mil para a área de saúde de Araricá, solicitado pelo deputado ainda em 2016. A emenda serviria para a compra de equipamentos médico-hospitalares e um gerador elétrico para o posto de saúde central do município.

Aviso

Repercussão comunica
O Jornal Repercussão comunica os seus assinantes, anunciantes e leitores que na próxima semana o jornal impresso circulará,
excepcionalmente, na sexta-feira (dia 3 de março) e não no dia comum de circulação, quinta-feira.

Campo Bom

Inscrições até hoje
Os pais que desejam matricular seus filhos no berçário (crianças nascidas entre 1º de abril de 2015 e 31 de dezembro de 2016) das escolas de educação infantil da rede municipal devem ficar atentos. As inscrições para o preenchimento das vagas para o berçário níveis 1 e 2 ocorrerem até esta quinta-feira (23). Para isso os pais deverão procurar as escolas onde desejam as vagas, das 13h às 20h, munidos da documentação necessária. O número de vagas disponíveis será publicado no endereço eletrônico www.campobom.rs.gov.br. A lista de documentos que os pais devem levar também pode ser consultada no site da Prefeitura de Campo Bom.

Cursos gratuitos
A Escola de Arte-Educação do Centro de Educação Integrada (CEI) está oferecendo, gratuitamente, 19 cursos para os alunos das três redes de ensino de Campo Bom. As aulas serão no Complexo Cultural do CEI, no período da manhã e tarde. Entre os cursos, estão aulas de ballet, flauta, ginástica artística e expressão corporal.

Prefeitura comunica
A Prefeitura de Campo Bom alerta para a alteração na marcação de transporte social para Porto Alegre em virtude do feriado de Carnaval. Na segunda e terça-feira, dias 27 e 28 de fevereiro, não haverá transporte para Porto Alegre. O transporte retorna na quarta-feira, dia 1º de março, e o agendamento para este dia deve ser feito até a sexta-feira, 24.

Incêndio no dia 21
Por volta das 17h40 de terça-feira (21), o Corpo de Bombeiros de Campo Bom, com apoio dos Bombeiros de Novo Hamburgo, atendeu a um incêndio ocorrido em um estabelecimento comercial, na Avenida Brasil. De acordo com os Bombeiros de Campo Bom, ninguém ficou ferido e as causas do incêndio estão sendo investigadas.

Estado

Rodovias do RS
A presidência do Legislativo Gaúcho (Assembleia Legislativa), que tem no comando o deputado petista Edegar Pretto, encaminhou ofício nesta semana à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para que seja adiada a audiência pública que ocorreria nesta quinta-feira (23), em Brasília. O encontro serviria para debater sobre o Programa de Exploração de Rodovias Federais do RS, que irá atingir trechos das BRs 101, 290, 448 e 386. Se levada a cabo a proposta do governo federal, somente na BR-386 serão 4 pedágios num trajeto entre o município de Tio Hugo e Porto Alegre, com custo de R$ 76,20 entre ida e volta.

De acordo com o presidente da Assembleia, deputado Edegar Pretto (PT), “após debate junto aos líderes das bancadas partidárias, e por solicitação destes, acreditamos ser necessário aprofundar o debate e ampliar o número de audiências, principalmente nas regiões do Estado onde deverão ocorrer a instalação de praças de pedágios, visto que existem inúmeras discordâncias quanto ao modelo apresentado”, destacou.

Entre os pontos de divergência, a previsão do início das obras de duplicação somente após o 12º ano da concessão, os preços dos pedágios que serão cobrados dos usuários e o próprio período das concessões (30 anos).

Região

Chuvas causam alagamentos na região
No domingo (19), após um final de semana de muito calor, fortes chuvas atingiram a região, causando alagamentos nos municípios. Em Sapiranga, o Parque Municipal do Imigrante ficou embaixo d’água, conforme a foto do leitor João Luiz Ceccato. Em Campo Bom, vários bairros, como o Operária (conforme foto da leitora Claudete Muller) e Bela Vista, também sofreram com o excesso das chuvas. A própria Prefeitura de Campo Bom não escapou: o andar inferior e garagem foram invadidos pela água, atingindo a Farmácia e setor de Assistência social. O prefeito Luciano Orsi e o vice Beto Santos estiveram no local no domingo, e, com a ajuda de equipes da Samu, conseguiram evitar que as águas atingissem medicamentos e cestas básicas. A Prefeitura e Defesa Civil aceitam doações para auxiliar a população atingida pelas chuvas.