Giro dos Municípios

Nova Hartz

Meio ambiente
A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer reuniu os estudantes líderes e vice-líderes das escolas municipais, para um debate sobre a Semana do Meio Ambiente. O encontro ocorreu no dia 13. Além da apresentação dos trabalhos desenvolvidos sobre o meio ambiente, houve uma palestra com a Bióloga municipal Simone Cunha.

Obras no Progresso
A Prefeitura de Nova Hartz, através da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, realizou na última semana uma manutenção nas ruas do Loteamento Coopheva. As equipes de trabalho fizeram patrolamento e ensaibramento de todas as ruas do loteamento localizado no bairro Progresso.

Pintura nova na quadra da Bernardo Lemke
A quadra de esportes da EMEF Bernardo Lemke de Nova Hartz recebeu uma nova pintura. O prefeito Arlem Tasso, a secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Gisele Schons e o diretor de Esportes, Carlos Cabrera, visitaram o local no dia 19, para ver a conclusão dos trabalhos. “Investir nos espaços educacionais é muito importante para o andamento do aprendizado, sabemos que diversas atividades da escola acontecem aqui, sendo importante qualificar o local”, disse a secretária Gisele Schons.

Prefeitura doa mudas para Liga Esportiva
No dia 18 de julho, alunos da EMEI Leonel Brizola plantaram 10 mudas de árvores nas dependências do Ginásio Municipal Emilio Pilger. As espécies foram doadas pela Secretaria de Desenvolvimento Rural para a Liga Esportiva de Nova Hartz. Os alunos que integraram a ação participam de um projeto sobre meio ambiente e reciclagem na escola.

Iniciação científica
Com o objetivo de incentivar as pesquisas de iniciação científica, a Rede Municipal de Ensino de Nova Hartz está se preparando para a 2ª Feira de Trabalhos de Iniciação Científica (Feitic), que será realizada no mês de agosto. Na Feitic todos os trabalhos receberão certificados de participação, e aqueles com as melhores avaliações, dentro das respectivas categorias, serão contemplados com a participação na Mostratec Júnior. Neste mês, as escolas estão realizando as feiras institucionais para a apresentação dos trabalhos produzidos em aula. Através de uma comissão organizadora dois projetos de cada instituição serão levados para a mostra municipal. As escolas já realizaram suas feiras trabalhando com temas diversificados, e garantindo os representantes para a Feira de Trabalhos de Iniciação Científica.

Sapiranga

Hospital agradece
O presidente do Hospital Sapiranga, João Edmar Wolff, e toda a direção do Hospital agradecem imensamente toda a comunidade de Sapiranga, Araricá e Nova Hartz, pela participação expressiva na Consulta Popular 2016. Entre outras demandas, a demanda da Saúde – Qualificação e financiamento da rede de atenção, consolidando a regionalização da saúde, foi a mais votada e contemplará o Hospital Sapiranga, referência em saúde para essas cidades.

Em boas condições
A Secretaria de Assistência Social está fazendo um apelo para que as doações à Campanha do Agasalho de Sapiranga sejam de roupas de inverno e em bom estado de conservação. Das 5 mil peças arrecadadas em um mês e meio, desde o início da anual campanha, quase metade é composta por roupas sem condições de uso (algumas peças até em estado de deterioração) ou por roupas de verão (como calções e vestidos leves).

Semana especial
Entre os dias 22 e 26 de agosto, ocorre em Sapiranga a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência. As atividades ocorrerão no Espaço Cultural da Praça da Bandeira e em diversos espaços públicos da cidade. A solenidade de abertura será na Praça da Bandeira, no dia 22, às 9h. A Semana é organizada pela Secretaria de Educação.

Quitação do IPTU 2016 só até dezembro
A Secretaria Municipal da Fazenda alerta que contribuintes inadimplentes com o carnê do IPTU 2016 de Sapiranga têm até a primeira quinzena de dezembro para regularizar a situação junto ao Setor de Dívida Ativa na Prefeitura de Sapiranga, e evitar uma futura cobrança judicial do débito após o final do prazo. São 8.728 os carnês de contribuintes (de um total de 28.929 carnês) que estão com uma ou mais parcelas em atraso desde o vencimento da quinta e última parcela em 11 de julho.

Inscrições até 5/8
As inscrições para a nova edição do Concurso Municipal de Fotografia, que neste ano tem o tema Árvores Nativas Brasileiras no Município de Sapiranga, promovido pelo Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Sapiranga, teve as inscrições prorrogadas até 5 de agosto. O concurso busca despertar, através da arte fotográfica, a sensibilização da comunidade para o meio ambiente onde vive. O concurso (o regulamento, que sofreu algumas alterações, está disponível no site da Prefeitura) teve inscrições iniciadas em junho e é aberto à comunidade.

Prisões por furtos
Nesta quarta-feira (27), dois indivíduos, um de 25 e outro de 26 anos, foram presos por policiais do Pelotão de Operações Especiais (POE) da Brigada Militar de Sapiranga. Os dois haviam cometido crimes contra residências, como furtos e arrombamentos, na última semana, no bairro São Luiz. Após monitoramento e investigação da Brigada Militar, os dois foram presos e, com eles, foi encontrado parte do material roubado. Ambos tinham antecedentes criminais pelos mesmos crimes.

Dieison lança CD
O cantor gospel sapiranguense Dieison Santos (foto abaixo) lança o seu CD, intitulado “Dependente Sou”, nesta quinta-feira, 28 de julho, a partir das 19h30. O evento de lançamento ocorre no Centro Municipal de Cultura Lucio Fleck. Ingressos estão à venda ao valor de R$10,00 na Livraria Bom Mestre ou através do WhatsApp (51) 9692.9377. De acordo com a organização restam poucas entradas para o evento.