Giro dos Municípios

Araricá

Alevinos em abril
A Secretaria de Agricultura de Araricá informa que as encomendas de alevinos para 2016 já podem ser feitas. Interessados devem se dirigir diretamente à sede da Secretaria, no Largo das Azaleias, das 12h30 às 18h30, até o dia 5 de abril. A entrega será realizada no dia 8 de abril, atmbém na Secretaria de Agricultura.

2º Ser Mulher reúne 160 participantes
A Secretaria Municipal de Assistência Social de Araricá, por meio do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), reuniu, no dia 8 de março, 160 pessoas que participaram da segunda edição do Ser Mulher. Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o encontro foi realizado no CRAS da cidade e propôs atividades gratuitas para a comunidade.

Mais Saúde
O Grupo Mais Saúde, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde de Araricá, por meio da unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) Dom Inacio de Loyola, já retomou suas atividades junto à comunidade. Durante o mês de março, o tema das palestras é “Hipertensão e Diabetes”.

Campo Bom

Dia do Artesão
A trajetória de desenvolvimento do artesanato em Campo Bom foi relembrada no dia 19, em mais uma Festa do Artesão, promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo. O dia do artesão foi comemorado com uma festa e uma feira especial, onde a comunidade pode conferir produtos como telas, quadros, roupas, móveis rústicos, bijuterias e diversas peças originais.

Para o público
A temporada de 2016 das audiências comunitárias – em que o prefeito Faisal Karam, o vice-prefeito Marcos Riegel e secretários atendem pessoalmente a comunidade no Saguão do Centro Administrativo – começou no dia 22, com cerca de 40 demandas encaminhadas, e ocorrerá às terças-feiras, a partir das 15h.

Nova Hartz

Obras nos bairros
A Secretaria de Obras e Serviços Urbanos realizou trabalhos de melhorias e consertos em diversos bairros da cidade. Equipes estiveram nos bairros Arroio Bica, Campo Vicente, Canto Kirsch e Coopheva. Na rua Amazonas, no Arroio da Bica, foram colocados dois canos de 40 milímetros, no trecho conhecido como subida para saibreira.

Última semana do “Mês do Perdão”
Esta é a última semana para aproveitar a campanha “Mês do Perdão”, da Biblioteca Pública Municipal Guilherme Hartz. Quem está com livros em atraso pode realizar a devolução sem a cobrança da multa. Com a ação a diretoria do local pretende recuperar acervos e regularizar o cadastro de associados. “A biblioteca conta com muitos exemplares, emprestados gratuitamente, alguns acabam não devolvidos, o que prejudica as pessoas que procuram pelos exemplares”, destaca a diretora da Biblioteca, Jaqueline Fick.

Páscoa no Museu
Com a proposta de aproveitar o clima de Páscoa e conhecer como a data era comemorada antigamente, o Museu Histórico está exibindo a exposição “Á Páscoa no tempo dos avós”, na sala de mostras temporárias até 1º de abril. Visitações ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e aos sábados das 13h às 17h.

Jovens militares
O Alistamento Militar 2016 já iniciou em Nova Hartz. Jovens do sexo masculino residentes do município e nascidos em 1998 e classes anteriores, devem se alistar até 17 de junho. O processo acontece no setor de Junta Militar, localizado junto à Secretaria de Desenvolvimento Social da cidade, de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 18h30.

Paixão de Cristo
Devido à previsão climática, a encenação “O filho de Deus – A Paixão de Cristo” foi transferida para sexta-feira, dia 25 de março. A realização é da Prefeitura Municipal, Cia Planeta Jovem e Igreja Católica. O evento ocorre nesta sexta-feira (25), no município de Nova Hartz, a partir das 18h30, na Praça do Trabalhador.

Região

Descarte de pilhas
A Universidade Feevale, por meio do Grupo Interno de Gerenciamento Ambiental (GIGA), instalou três novos coletores para descarte de pilhas, no Câmpus II. Os coletores foram instalados nos seguintes locais: na Rua Coberta, ao lado do Chimarródromo; no corredor do prédio Lilás, entre o Núcleo de Extensão e Atendimento Financeiro e Estudantil e no corredor entre os prédios Branco e Vermelho.

Prova de rédeas
No último domingo, dia 19 de março, a sapirangense Monique Taschetto conquistou o título de campeã estadual de prova de rédeas, na 28° edição da Fecars (Festa Campeira do Estado do Rio Grande do Sul), que foi realizada pela terceira vez na cidade de Santiago, entre os dias 17 e 20 de março de 2016.

Sapiranga

Palestra sobre Coaching na CDL Sapiranga
O auditório da CDL Sapiranga foi transformado em uma espécie de consultório na manhã desta terça-feira (22), onde cada um fez uma auto-reflexão sobre comportamento e carreira. A atividade, organizada pela CDL Jovem de Sapiranga, reuniu dezenas de jovens empreendedores interessados em aprimorar a gestão de seus negócios e de suas atividades profissionais. A palestra, ministrada pela Coach Alessandra Becker, ensinou passos para o auto-conhecimento e para tomada de decisões.

IFSul e as mulheres
O IFSul Câmpus Sapiranga está realizando nos meses de março e abril o projeto “Mulheres em Luta contra o Preconceito”. O projeto reúne atividades para refletir com os alunos sobre a desigualdade de gênero e a luta das mulheres por direitos e visibilidade na sociedade.