Giro dos Municípios

Campo Bom

Anistia fiscal
Os contribuintes de Campo Bom com débitos inscritos em dívida ativa até o dia 30 de abril de 2015 – pendências não pagas até 31 de dezembro de 2014 – têm a oportunidade de pagar o débito à vista com 95% de desconto sobre os juros e multas. A campanha de anistia fiscal segue até o dia 30 de novembro e é válida para quitação de débitos como IPTU, ISSQN, Contribuição de Melhoria, taxas e algumas multas por infrações.

Reforma nas capelas mortuárias
A Prefeitura de Campo Bom está promovendo uma reforma nas três capelas mortuárias do Cemitério Municipal, com melhorias como troca de piso e de esquadrias nas duas capelas mais antigas e a impermeabilização do piso já existente na outra sala. O investimento da obra é de R$ 150 mil, com prazo de execução de quatro meses.

Caminhar Faz Bem
Neste sábado (29), ocorre mais uma edição do projeto Caminhar Faz Bem, em Campo Bom. A atividade começa às 9h, com medição de pressão arterial, na Estação Saúde (Avenida dos Estados, s/nº, Genuíno Sampaio) e sessão de alongamento antes de começar o percurso, uma caminhada de 6,4 km, às 9h30min.

Alunos no concurso
O Soletrando, concurso da Secretaria de Educação e Cultura de Campo Bom, reune 144 estudantes da rede municipal de ensino, do 2º ao 9º ano. Na disputa, que está ocorrendo durante esta semana, os alunos demonstram seus conhecimentos de língua portuguesa. Nesta quinta-feira (27), é a vez dos anos finais (6º ao 9º ano) entrarem na disputa, a partir das 18h30min na Escola do Centro de Educação Integrada (CEI). As rodadas ocorrem até haver um campeão por série, que receberá uma medalha e troféu, mais um troféu para a escola do vencedor.

IPTU Dá Sorte
O contribuinte que pagou o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) à vista com 15% de desconto em janeiro e foi contemplado na Campanha IPTU Dá Sorte irá receber seu prêmio na próxima quinta-feira, 27, às 18h, no saguão do Centro Administrativo Municipal. Entre os prêmios, está um carro zero quilômetro e máquinas de lavar.

Nova Hartz

REFIS 2015
A Prefeitura de Nova Hartz lançou o Programa de Recuperação Fiscal (REFIS) 2015. Os contribuintes que possuem dívidas vencidas até 31 de dezembro de 2014 referentes ao IPTU, ISS ou demais tributos, podem regularizá-las à vista ou em até 4 parcelas – para aqueles que aderirem ao programa até 31 de agosto (segunda-feira).

Produção de nozes
Nesta quinta-feira, dia 27 de agosto, ocorrerá uma reunião técnica sobre produção de nozes em Nova Hartz. O encontro é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, a Emater e a empresa Divinut, que é especializada na produção do alimento – com destaque para a produção da noz tipo pecá.

Grupo de Ginástica
A Prefeitura de Nova Hartz continua promovendo o Grupo de Ginástica para a terceira idade, com encontros em bairros como Campo Vicente (no Centro Comunitário, às quintas-feiras, às 14h), Centro (Centro Comunitário Liberdade, às terças e quintas-feiras, às 16h) e Vila Nova (às terças e sextas-feiras, às 14h, na APAE).

Região

Vacinação infantil vai até dia 31 de agosto
A Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Multivacinação, que busca prevenir as doenças em crianças entre seis meses e cinco anos incompletos, continua até dia 31 de agosto. Em Campo Bom, as vacinas podem ser feitas nas 12 unidades de saúde e no Centro Materno Infantil (CMI), nos horários de atendimento de cada local. Em Sapiranga, Nova Hartz e Araricá, a vacinação também continua nos postos de saúde – sempre dentro do horário de atendimento de cada unidade.

Sapiranga

Jovens debatem
A relação da vida pessoal com a carreira foi o assunto do 2° Protagonistas do Futuro, promovido pela CDL Jovem de Sapiranga, no dia 25 de agosto. A atividade foi realizada na sede da CDL Sapiranga, contando com a presença de Miguel Silva (professor com MBA Unisinos e diretor da Meso Consultoria Empresarial), que lembrou aos jovens que é fundamental que a pessoa seja apaixonada pelo que faz.

Teste da orelinha
O popular Teste da Orelhinha, chamado na rede de saúde de Triagem Auditiva Neonatal, está disponível novamente na Unidade de Saúde Especializada (USE) de Sapiranga. O exame, que detecta se o recém-nascido tem problemas de audição, pode ser ser agendado por telefone ou pessoalmente, no local.

Semana da Pessoa com Deficiência
Até esta sexta-feira (28), ocorrem em Sapiranga atividades da Semana da Pessoa com Deficiência. Além da Hora do Conto na Praça da Bandeira, que ocorre todos os dias, nesta quinta-feira (27) há uma roda de conversa coordenada pela profissional Carla Paiva (SESI), sobre o tema Pessoas com Necessidades Educativas Especiais no mercado de trabalho. No dia 28, ocorre uma integração dos Grupos de Convivência para Pessoas com Deficiência dos Municípios de Sapiranga e Campo Bom, no Clube Havaí, às 13h30.

Oficinas de cinema
As oficinas de cinema, cujo objetivo é capacitar os professores do município para que eles possam repassar os conhecimentos aos alunos em sala de aula, continuam ocorrendo. No último dia 20, os professores participaram de uma capacitação sobre roteiro e produção de filmes. As oficinas – a próxima será no dia 14 de setembro – são uma preparação para o 6º Festival Escolar de Cinema Curtas-metragens, que ocorre nos dias 17 e 18 de novembro, envolvendo alunos das três redes de ensino.