Giro dos Municípios #95

Araricá

Mudas frutíferas
A Prefeitura de Araricá, através da Secretaria de Agricultura, está realizando entregas de mudas frutíferas à população. Na semana passada, foi realizada a primeira entrega, sendo que a próxima entrega ocorre dia 28. Interessados podem solicitar mudas até o dia 22, na Secretaria de Agricultura.  
Campo Bom
Processo seletivo
A Prefeitura de Campo Bom fará a contratação emergencial e temporária de até 50 profissionais. Até esta sexta-feira (3), os educadores interessados podem se inscrever na Secretária Municipal de Educação e Cultura (Smec), das 13h30min às 17h30min, no 4º andar do Centro Administrativo Municipal, para realizar o processo seletivo. As vagas oferecidas são para cargos de professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental. 
Tributo à cidade
Neste mês, Campo Bom comemora 56 anos de instalação político-administrativa. Por isso, nesta quinta-feira (2), a Escola de Arte-Educação (EAE) vai presentear a comunidade com uma homenagem à cidade. Com o tema “Amar é…..”, o Tributo ocorre às 19h, no teatro do Centro de Educação Integrada (CEI). 
Final de curso
Na próxima terça-feira, dia 7 de julho, será realizada a formatura dos alunos do curso de Informática Básica para a Comunidade, oferecido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Cerca de 80 alunos adquiriram conhecimentos em informática. A cerimônia será às 19h, no auditório do CEI.  
Blitz ambiental
O programa Blitz Ambiental, da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) de Campo Bom, promove plantio de flores e limpeza nos pontos de descarte de lixo. Na semana passada, o projeto promoveu limpeza em um trecho da Avenida Bahia, no bairro Imigrante Norte, ponto de depósito irregular de lixo. Agora, o local será monitorado por uma equipe.
Nova Hartz
Segurança na Kolonie
Na última sexta-feira, 26 de junho, o prefeito de Nova Hartz, Arlem Tasso, assinou Lei para repassar R$ 12 mil ao Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro) de Nova Hartz. A verba será destinada à Brigada Militar em razão do trabalho de segurança que será realizado durante a 14ª Kolonie Hartz Fest, dos dias 1º a 5 de julho. Para o prefeito, a presença da Brigada Militar contribui para que a população se sinta segura.
Campanha do Agasalho em Andamento
Nova Hartz agora conta com uma Campanha do Agasalho, que será realizada através de uma parceria entre a Prefeitura e a Emater/RS-Ascar.Através das secretarias de Desenvolvimento Rural e de Desenvolvimento Social do município, a ação conjunta receberá arrecadação de agasalhos, cobertores e acolchoados que irão beneficiar pessoas em situação de vulnerabilidade social. O ponto de coleta está no escritório da Emater, localizado na rua Guilherme Albino Muller 555, Centro.
Região
Congresso Internacional da Gestão é neste mês
Nos dias 16 e 17 de julho, em Porto Alegre, estará ocorrendo o 16º Congresso Internacional da Gestão – Conexão Qualidade. O evento, que será na FIERGS, é uma realização do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP) e trará palestrantes nacionais e internacionais. “No dia 17, será a entrega do Prêmio Qualidade RS PGQP 2015, que é como o Oscar da Qualidade. Para assistir à entrega, a entrada é gratuita”, comenta Liliane Marchisio, gerente de maketing do Comitê regional da Qualidade do Vale do Sinos.
Cursos gratuitos
A Universidade Feevale oferece, gratuitamente, cursos técnicos por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Estão disponíveis 40 vagas para o curso Técnico em Controle Ambiental e 40 vagas para o curso Técnico em Edificações. As inscrições a podem ser feitas até sexta-feira(3). 
Sapiranga
Kolonie Pedal
No domingo do dia 12 de julho, junto à 18ª Festa da Colônia e Feira do Mel de Sapiranga, estará ocorerendo a 1ª edição do Kolonie Pedal, que promove passeios ciclísticos pela cidade de Sapiranga. Haverão três trajetos: um fácil, um intermediário e um mais difícil. As inscrições podem ser feitas no site www.sprinta.com.br/pedaldesabado.
Torneio de Xadrez
Estão abertas até dia 8 de julho as inscrições para o Torneio de Xadrez de Sapiranga, promovido pela Secretaria de Educação.   As inscrições são gratuitas, porém as vagas são limitadas. Para se inscrever, basta  entrar em contato com a Secretaria de Educação. O torneio será dia 8 de agosto, no Ginásio Nenezão, a partir das 8h. 
Secretaria de Obras faz limpeza no Parque
Nesta semana, uma equipe da Secretaria de Obras de Sapiranga realizou trabalhos de limpeza de galhos, capina, roçada entre as árvores e colocação de saibro nas trilhas da área verde do Parque Municipal do Imigrante. A colocação de saibro nos corredores foi realizada para possibilitar maior acessibilidade durante as caminhadas dos cidadãos.
Parcela do IPTU
O IPTU de Sapiranga tem vencimento da terceira cota (de um total de cinco) no próximo dia 10 de julho. O contribuinte que não conseguir pagar dentro do prazo de validade deve consultar o Setor de Dívida Ativa da Prefeitura Municipal de Sapiranga (telefone 3599-9500) ou ir ao site da Prefeitura para gerar o boleto já com valores atualizados. 
Carteiras no Sine
Os artesões de Sapiranga agora podem  se dirigir ao posto do Sine do município para solicitar a Carteira do Artesão. Desde semana passada, o Sine realiza a emissão das carteiras. É necessário: foto 3×4, cópias de documento com número do RG e CPF, de comprovante de residência e original de pagamento da taxa de 22 reais.