Giro dos Municípios #79

Araricá

Evento de volta às aulas para os professores
 Na manhã da última sexta-feira (27), a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) realizou a palestra de volta às aulas para professores e funcionários da rede municipal de educação. O evento foi aberto com um café especial organizado pelas nutricionistas da Educação, Gabriela Thomas e Marilim Celeste Hack, na EMEF Professor Martim Frederico Raschke. 
Início das aulas 
Cerca de 1500 alunos da rede municipal de educação de Araricá retornaram às aulas nesta segunda-feira (2). De acordo com a secretária de Educação, Cátia Helena da Silva, projetos desenvolvidos em 2014 serão mantidos, como o atendimento do turno integral para alunos do 1° ao 5° ano, que inicia dia 16 de março. 
Campo Bom
Todas as terças
Retornou nesta semana o atendimento à comunidade prestado pelo prefeito Faisal Karam, vice-prefeito Marcos Riegel e os secretários municipais. Durante este ano, o atendimento será realizado todas as terças-feiras do mês, das 14h30min às 17h, no saguão do Centro Administrativo Municipal. 
Mês da mulher 
No mês do Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura preparou uma programação variada para elas nas Unidades de Saúde e na piscina do CEI. Nas atividades gratuitas as mulheres receberão orientações sobre doenças, poderão fazer testes rápidos, corte de cabelo, manicure, pedicure, massagem, aula de zumba, reiki, além de outras atividades. 
Nova Hartz
Foco na saúde
O setor de vigilância em saúde, da Secretaria Municipal de Saúde de Nova Hartz, recebeu diversos equipamentos para qualificar o serviço dos profissionais de saúde e o atendimento aos cidadãos. Os computadores, impressoras, um servidor de rede informatizada, frigobares, kits educativos, além de diversos cursos de qualificação, foram adquiridos através de um convênio com o Projeto Qualisus, do Ministério da Saúde. 
Educação infantil
As escolas da educação infantil do município de Nova Hartz receberam manutenção e material para receber os alunos neste ano. Um exemplo é a EMEI Dois de Dezembro, que atende 97 crianças de 0 a 3 anos. As salas estão ganhando melhorias, como nova forração em PVC e  pintura nas grades externas. 
Sapiranga
Exposição de arte 
Entre os dias 2 e 23 de março, acontece a exposição “Arredores de Sapiranga – desenhando e pintando Sapiranga – 60 anos”, no Centro de Cultura, das 8h às 18h30, de segunda a sexta-feira. Serão exportas obras dos alunos que participaram do projeto “Arte e Criação”, da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos (Apada), que é direcionado a deficientes auditivos e coordenado por Tânia Hannauer.
Notas fiscais
A edição 2015 do Programa Nota Fiscal Consciente foi lançada na Festa dos 60 anos. A cada dez notas fiscais no valor de cinco reais ou mais é possível trocar por uma raspadinha. Os prêmios serão sorteados na Festa do Trabalhador, em maio, e na Festa das Rosas, em novembro. 
Araçá retoma
A retomada dos encontros do Grupo Escoteiro Araçá ocorre no sábado (7). Crianças e jovens com idade entre sete e 21 anos são bem-vindos. Encontro ocorre das 14 às 17 horas na Escola Estadual Willy Oscar Konrath (Polivalente). É aconselhável levar um lanche. 
Doação para a Liga
Presidente do Grupo Escoteiro 19 de Julho, Marcos Scherer da Silva, lembra que ação para coletar alimentos que serão doados para a Liga Feminina de Combate ao Câncer ocorre neste sábado (7), das 8 às 20 horas, em frente das filiais do Rissul. Doação ocorrerá no mesmo dia.
Vereadores prestam homenagem pelos 60 anos de Sapiranga
Theresinha Weis, primeira mulher a presidir a Câmara de Vereadores de Sapiranga, recebeu uma homenagem pela passagem dos 60 anos do município. A prefeita, Corinha Molling, recebeu uma placa e rosas dos vereadores para marcar a data. Theresinha Weis comandou a Câmara durante 1978 e 1979 (época da Ditadura Militar no Brasil).
Após as homenagens, uma comissão para tratar da audiência pública sobre os ciclomotores foi formada. O encontro ocorrerá ainda no mês de março, provavelmente, na Câmara de Vereadores. Na sessão, foram aprovados sete projetos.
Seminário Público ocorre no dia 6 de março
A Prefeitura Municipal, por meio do Departamento de Meio Ambiente (DMA), realizará um Seminário Público para apresentação dos resultados do projeto “Emissões e Impacto de Material Particulado e Fuligem”. O evento será no dia 6 de março, a partir das 9h30, no Auditório da Smed, na Rua Padre Reus, 263. O representante da equipe sueca Lars Gidhagen apresentará o diagnóstico da Campanha de campo sobre Emissões e Impacto de Material Particulado e Fuligem e ações identificadas para reduzir emissões.
Projeto de sugestão
A vereadora Bruna Blos (PP), protocolou um Projeto Sugestão para a criação de Unidade Móvel de Serviço de Emergência Veterinária (SAMUVET) para socorrer, castrar e resgatar os animais no município de Sapiranga. A proposta tem por objetivo oferecer um serviço de atendimento para animais feridos em atropelamentos e outros acidentes e também a castração dos mesmos.