Giro dos Municípios #83

Campo Bom

Reajuste salarial
A Páscoa dos trabalhadores das indústrias calçadistas de Campo Bom será mais doce, pois a categoria terá um reajuste de 3% no salário de março, que está sendo pago nestes dias. O reajuste corresponde a uma antecipação do dissídio, que finalmente foi acordado entre os sindicatos patronal e dos trabalhadores, que dialogavam desde o início do ano. Semana passada, o Sindicato da Indústria de Calçados de Campo Bom confirmou o reajuste de 3%.
Doação de roupas
Mais de 200 famílias campo-bonenses foram beneficiadas com a ação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação (Sedsh) realizada na semana passada,que distribuiu roupas de meia estação à comunidade. Ao todo foram doadas mais de 3 mil peças, como casacos e calças.
Bar da Preta era ponto de tráfico e DP comprova
Nesta quarta-feira (1), a Delegacia de Campo Bom concluiu o Inquérito Policial iniciado com a prisão de Ezequiel Rodrigo de Souza, o Recruta, que ocorreu em 23/3. Ele traficava droga no Bar do Moes, antigo Bar da Preta, localizado no bairro Rio Branco. No relatório do inquérito, foram indiciados, além de Ezequiel, Marizan de Freitas (o Maria), e Geni Antunes (a Preta), por tráfico de drogas e associação para o tráfico. Ficou comprovada que o estabelecimento comercial servia como ponto de tráfico para a quadrilha de Marizan. 
Nova Hartz
Roçada e limpeza
Iniciou nesta semana, o serviço de manutenção da Praça do Trabalhador, resultado de uma parceria entre as secretarias de Habitação e Meio Ambiente, Obras e Serviços Urbanos e de Mobilidade Urbana e Segurança Pública de Nova Hartz. Além da roçada, o local recebeu também limpeza e recolhimentos de lixos de seus arredores. A parceria deve proporcionar outras manutenções.
Retoques na pintura
A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública de Nova Hartz realizou na última terça-feira, dia 31 de março, a pintura de novas faixas de segurança na Avenida Integração, no bairro Campo Vicente. Os quebra-molas da Avenida Integração também receberam retoques na pintura. 
País
Remédios mais caros
Os medicamentos serão reajustados em até 7,7%. O grupo que terá aumento de 5% concentra medicamentos de alta tecnologia e de maior custo, como a ritalina. O grupo dos antibióticos terá reajuste de 6,35%. Medicamentos como o omeprazol, terão reajuste de preço na casa dos 7%. O reajuste foi feito com base no IPCA.
Região
Curso gratuito
A AES Sul está selecionando candidatos para curso gratuito de eletricistas de rede. São 243 vagas, nas regiões metropolitana, central, fronteira e dos Vales do Rio Pardo e do Rio Taquari. O curso tem duração de dois meses, com aulas pela manhã e à tarde. Após a conclusão, os novos eletricistas poderão ser contratados pela AES Sul em suas cidades.
Loucura por Sapatos começa nesta semana
A partir desta quinta-feira (02) os pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo, sediam mais uma edição da Feira da Loucura por Sapatos. Durante 11 dias o público poderá visitar o local e aproveitar descontos que podem chegar a 70% nos calçados masculinos, femininos, esportivos e infantis, além de cintos, bolsas e acessórios e lançamentos da estação outono-inverno.
Encontros Rede Viva
O primeiro encontro do ciclo de palestras “Patrimônio e Desenvolvimento em Rede”, do projeto  Patrimônio Rede Viva, ocorre na próxima terça-feira (14), às 13h30, em Dois Irmãos (Av. São Miguel, 473).
Sapiranga
OAB realiza audiência pública contra corrupção
A Subseção de Sapiranga da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) promoveu uma audiência pública na noite de terça-feira (31), com o tema “Corrupção: Causas, Efeitos e Sugestões para Combate do Problema”. A atividade lotou o auditório da Secretaria Municipal de Educação. Participaram do evento representantes de entidades, sindicatos, partidos políticos e funcionários públicos. De acordo com o presidente da Subseção Sapiranga, José Antônio Ramos Fernandes, o encontro fez parte da campanha nacional da OAB, intitulada “Campanha de Combate à Corrupção”.
Projetos aprovados
Entre oito projetos de lei aprovados na sessão da Câmara de Vereadores, estão a abertura de crédito especial de R$ 1.334.521,32 para construção da pista de bicicross no bairro Oeste e construção da pista de skate no Parque do Imigrante. Foi aprovado ainda abertura de crédito especial de R$ 500 mil para a revitalização do Parque do Imigrante. A contratação de seis médicos, o repasse de 60 mil para a Liga Feminina de Combate ao Câncer e convênio com a Associação Colheita estão entre os projetos de lei aprovados nesta semana.
Iniciativa ecológica 
A Prefeitura de Sapiranga está disponibilizando pontos de coleta de óleo de cozinha e material eletrônico para a comunidade. Os Ecopontos estão distribuídos por toda cidade, como Prefeitura Municipal, o Centro Ambiental (CEMEAM), o Posto BR (Paquetá) e o Posto Ipiranga (Chafariz) e nas escolas da rede municipal.
Economia em alta
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo apresentou relatório de atividades e desempenho de Sapiranga em 2014 à prefeita Corinha Molling. “As novas adesões de micros e pequenos empresários possibilitaram um incremento na economia do município”,salientou. Titular da pasta, Elói de Paula, explicou que o município registrou 2.265 admissões em 2014. Ainda foi registrado um crescimento no número de empreendimentos. Foram 352 novos negócios abertos em 2014. A Prefeitura registrou em 2014 um aumento de 14% na arrecadação do ISSQN devido aos microempreendedores individuais, que têm facilidade de constituição da empresa e também o baixo valor dos encargos recolhidos de forma unificada.