Giro dos Municípios #85

Araricá

Secretaria de Obras
A Secretaria de Obras de Araricá está trabalhando na manutenção das ruas do município. Nesta segunda-feira (13), foram realizadas roçadas em diversas ruas da cidade. Outra ação realizada pela Secretaria foi a colocação de lombadas (redutores de velocidade), na Rua da Várzea e na Avenida 20 de Setembro.
Exposição no Galpão
A Exposição “Semana dos Povos Indígenas: Povo Gavião”, que fala sobre a cultura indígena presente nos quatro cantos do Brasil, acontecerá de 20 a 23 de abril, das 8h às 11h e 14h às 20h, no Galpão Nativo de Ararica, com organização das Secretarias Municipais de Cultura e Educação e do Museu Municipal.
Mudas de árvores
A Secretaria da Agricultura abriu neste mês as encomendas de mudas de árvores para os moradores de Araricá. Os interessados podem solicitar as mudas até o dia 19 de junho, na sede da Secretaria, de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 18h30.As entregas estão marcadas para os dias 23 de junho e 28 de julho, na Secretaria da Agricultura.
Campo Bom
Posse de drogas
Nesta terça-feira (14), a Brigada Militar prendeu em flagrante um homem de 33 anos, por posse de drogas, na Avenida dos Estados, no bairro Centro. Os policiais militares abordaram o indivíduo, que estava de bicicleta. Durante a revista pessoal, foram encontradas com ele seis pedras de crack, envoltas em papel alumínio, que ele segurava em suas mãos.
Novo projeto aquático promove hidroterapia 
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) criou um novo projeto aquático, o Hidromix, para os participantes de hidroterapia (fisioterapia na água), estimularem o desenvolvimento motor de pessoas com limitações leves. O projeto conta com aulas gratuitas nas quartas-feiras, das 13h30min às 14h15min e nas quintas-feiras, das 16h30min às 17h15min, no CEI. 
Roubo a pedestre
Na terça-feira (14), um indivíduo foi preso por roubo à pedestre, na Rua Adriano Dias. A Brigada Militar recebeu uma ligação anônima, denunciando o crime. A vítima relatou que foi atingida por uma pedra na cabeça por um indivíduo, que levou R$ 40,00 seus. O indivíduo, Leonardo Azevedo dos Santos, 21 anos, foi encontrado e autuado em flagrante por roubo a pedestre.
Nova Hartz
Novo asfalto
A Prefeitura de Nova Hartz inaugurou no último sábado, 11 de abril, as obras de Pavimentação do Loteamento Alberto Pasqualini, no bairro Progresso. Os recursos para a pavimentação foram obtidos através de emenda parlamentar do deputado Federal Henrique Fontana (PT), e contrapartida de R$ 88.617,19, do município. Além de autoridades do executivo, vereadores, servidores públicos, a comunidade também acompanhou a ação.
Final de prazo
Esta quinta-feira (19) é o último dia para quem quer se inscrever no Concurso Público 2015 de Nova Hartz. Para participar da seleção acesse o site www.objetivas.com.br e confira o edital com o regulamento e todas as informações sobre cargos, salários e conteúdo da prova.Há vagas para assistente social, bibliotecário, entre outros.
Vacinação contra a Gripe começa dia 27 de abril 
A Campanha de Vacinação contra a Gripe de Nova Hartz inicia no dia 27 de abril. No município a imunização acontece na Unidade de Saúde Central, e ESFs Vila Nova, Imigrante e Campo Vicente. Pessoas com mais de 60 anos, crianças de 06 meses a 05 anos, gestantes, portadores de doenças crônicas não transmissíveis como diabetes, HIV, asma, bronquite, insuficiência renal, entre outras condições clínicas especiais, têm direito a vacina gratuita Crianças devem apresentar a carteira de vacinação.
Sapiranga
Terceiro homicídio
Fabiano Moura de Castro, 33 anos, foi morto na madrugada de domingo (12), quando teve a casa arrombada por dois homens armados, na Rua das Américas, marcando o terceiro homicídio do ano em Sapiranga. Os criminosos acertaram quatro tiros de arma de fogo contra Castro, na cabeça, braço e ombro, e fugiram do local. Fabiano tem antecedentes por furto e arrombamento à estabelecimento comercial, tráfico de drogas, entre outros. 
Verbas para obras
Prefeita Corinha Molling foi à Porto Alegre para tratar com Cassiá Carpes, presidente da Fundação de Esporte e Lazer do RS, sobre projetos de restauração do Ginásio Municipal de Esportes (o Nenezão) e do Palácio de Esportes de Sapiranga. A Prefeitura busca a destinação de repasse para  incentivar e manter o desenvolvimento de diversas modalidades esportivas. A reforma dos espaços proporcionará o aumento de oficinas a crianças, adolescentes e idosos do município, através de diversos projetos.
Trabalhos de limpeza de ruas e áreas verdes
A Secretaria de Obras iniciou a semana com limpeza de ruas e área verde. Na segunda-feira (13), foi feita roçada no Travessão Ferrabraz, na altura da Rua Cairú até a escola CME Ayrton Senna, bairro Amaral Ribeiro. Já no bairro Centenário, foi realizada roçada e limpeza na calçada em uma praça de área verde na Rua 25 de Julho com a Rua da República e retirada de galhos na Rua Altamira. Os trabalhos foram realizados com uma equipe de 12 capinadores, 2 roçadores e uma bobcat, retroescavadeira, roçadeira hidráulica e 3 caminhões. 
Curso gratuito
Estão abertas as inscrições para o curso gratuito de jardinagem básica no Centro de Estudos Ambientais (Cemeam) de Sapiranga. As aulas ocorrerão entre os dias 27 e 29 de abril, no Cemeam. Os cursos são abertos para toda a comunidade (maiores de 18 anos) e os participantes recebem certificação. 

Região
Para as crianças
A edição da Festa do Sapato 2015 ocorre de 04 a 14 de junho no Largo Irmãos Vetter em Campo Bom, mas antes da Festa, a organização preparou um evento dedicado totalmente às crianças. No dia 25 de abril, sábado, das 15h às 18h, também no Largo Irmãos Vetter, será realizada a Festinha do Sapato Kids.