Geral

Urologista explica os cuidados necessários para prevenir doença


  •   
  •  

Cuidados com a saúde | Diagnóstico precoce é essencial para tratamento

Por Dr. Eduardo Mastalir, Urologista



As doenças da próstata determinam muita preocupação, mesmo que seja uma glândula normalmente presente em todos os homens. É o local de um dos maiores temores daquele que é considerado o “sexo forte”. Apesar disso, a grande maioria dos homens brasileiros jamais consultou um urologista para avaliar a tal glândula.

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, o câncer de próstata tem estimativa de 69 mil novos casos ao ano, ou seja, 7,8 novos casos a cada hora! Seu diagnóstico precoce é essencial para o tratamento curativo.

Para conscientizar a população de Sapiranga e municípios vizinhos, estamos realizando, em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde e Prefeitura de Sapiranga, a Câmara de Vereadores de Sapiranga, bem como com o Hospital Sapiranga, o Novembro Azul Sapiranga 2015, oportunizando um momento de conversa sobre a Saúde do Homem, discutindo questões sobre a próstata, o envelhecimento e a sexualidade masculina.

Nesse sentido, na semana de 16 a 21 de novembro, diversas atividades ocorrerão na cidade de Sapiranga com o objetivo de salientar sobre a importância de cuidarmos da saúde do homem. Convidamos a todos da nossa comunidade a participar do Novembro Azul Sapiranga 2015.

Entenda os sintomas e fatores de risco

Fatores de risco para o câncer de próstata
– idade (cerca de 60% dos casos são de homens a partir dos 65 anos), histórico familiar, raça negra, alimentação rica em gorduras, sedentarismo e obesidade.

Sintomas mais frequentes
– vontade de urinar com urgência, dificuldade para urinar, urinar muito à noite, sangue na urina, queda do estado geral, dentre outros.


Diagnóstico
– baseado na consulta médica com o urologista, exame da próstata, exames de sangue, ecografia, dentre outros.

Tratamento
– diversas são as opções para as diferentes doenças da próstata.
– Podemos citar a utilização de medicamentos, cirurgias minimamente invasivas, cirurgias convencionais, radioterapia, quimioterapia, dentre outros. Na verdade, o tratamento deve ser individualizado de acordo com cada paciente.

Medidas preventivas
– devemos priorizar as medidas gerais de melhor qualidade de vida, tais como dieta pobre em gorduras, praticar exercícios, evitar consumo de bebidas alcoólicas, não fumar ou utilizar drogas e manter a mente ativa.

Calendário de atividades do Novembro Azul

Sexta (20)
16 horas: Auditório do Hospital Sapiranga
Palestra: A Saúde do Homem.
Palestrante – Dr. Eduardo Mastalir, Urologista.

Sábado (21)
Das 8 ao meio-dia: Campanha de rastreamento de câncer de próstata
Local: Unidade de Saúde do Centro de Sapiranga.
Público-alvo: homens com idade acima de 45 anos que ainda não fizeram o exame de próstata no ano de 2015. As consultas serão marcadas pela Secretaria de Saúde,
juntamente com os exames de PSA.

Crédito da foto: Maiara Sparrenberger

Criação de Sites Porto Alegre

  •   
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Talvez você se interesse