Geral Posts em destaque

Tariq Saleh: sapiranguense de coração


  •   
  •  

Jornalista hoje trabalha no Oriente Médio, onde nasceu, mas carinho e lembranças estão em Sapiranga

Tariq Saleh, jornalista, nasceu no Líbano. Com 8 anos, se mudou junto com a família para Sapiranga. Há 11 anos, já adulto, retornou para Beirute, onde atua como correspondente internacional. Tariq conversou com o Jornal Repercussão e contou a sua história.



“Nasci no Líbano porque meus pais estavam lá naquela época, mas depois, meu pai resolveu voltar pro Brasil. Então fui alfabetizado em português. Primeiro moramos na cidade dos meus avós, em Guaíba, (os avós migraram em 1950 para o Brasil). Depois, quando eu fui entrar na quarta série que meus pais se mudaram para Sapiranga”, conta Tariq, ressaltando que Sapiranga, para ele, é a sua cidade. “Minha história em Sapiranga iniciou aos 8 anos, mas é a cidade que eu considero natal, porque é a cidade que eu tenho uma ligação muito forte, quando não quero explicar toda essa história, digo que sou natural de Sapiranga”, relata.

“No fim das contas, minhas raízes estão aí. Ter nascido fora de Sapiranga, não me faz menos sapiranguense. Sapiranga pra mim é a cidade que me escolheu, e eu escolhi, minha família escolheu. Todas as lembranças que eu tenho são daí”, ressalta. “Quando eu lembro da cidade, penso em família, lar, aquele ninho que vez ou outra você acaba voltando, quando quer se sentir mais acolhido ”, pontua o jornalista.


Jornalismo internacional

Um dos lados de Sapiranga que gosta é o ar de cidade pequena. Ele também tem sua rua preferida. “Foi na Rua do Ipê e nos arredores onde eu vivi muitas coisas. Várias lembranças, minha primeira escola e meus primeiros grandes amigos, minha primeira namorada, onde aprendi a dirigir”, recorda.

Tariq sempre preferiu o jornalismo internacional e encontrou em Beirute a carreira que se identificou desde a graduação. Hoje, contabiliza 11 anos fora do Brasil, na capital do Líbano, no Oriente Médio. Já trabalhou com vários veículos brasileiros, como TV Globo e Folha de São Paulo. Para vários internacionais, como Time dos EUA e o alemão Die Zeit. O emprego principal, nos últimos 10 anos, tem sido com a BBC. “Sou um dos correspondentes no Oriente Médio, e recentemente fui contratado pela TV3, da Espanha. Então hoje, divido meu tempo entre os dois escritórios, que ficam no mesmo prédio”, explica Tariq. Sobre coberturas importantes que fez, há grandes eventos da região, como Guerra na Líbia, Guerra Civil na Síria, Revolução no Egito, Contestado Islâmico no Iraque e Referendo na Turquia.

Criação de Sites Porto Alegre

  •   
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Talvez você se interesse