SOS Animais tem intensa atuação na proteção animal em Nova Hartz

Nova Hartz – O resgate e tratamento do Sultão, um cão com ferimento grave na cabeça, tornou-se o início da trajetória da Associação SOS Animais, em 2013. Deste dia em diante, Deisi Schacht se uniu a outras pessoas que atuavam de forma individual na proteção animal em Nova Hartz. Inicialmente, eram resgatados animais machucados para tratamento e doação.

Atualmente, a SOS animais conta com oito voluntárias, que buscam proteger animais abandonados ou que sofram maus-tratos nos lares onde moram. Desde a entrada da voluntária Nina Brito, o principal objetivo da ONG é realizar a castração dos animais acolhidos. Em 2021, foram castrados 368 animais entre cães e gatos; em 2022, foram 535; e em 2023, foram castrados 690 animais.

A organização atua na logística de castração de animais SRD a baixo custo para famílias de baixa renda. Além disso, animais abandonados são resgatados, castrados e disponibilizados para adoção responsável.
Deisi destaca, ainda, que é muito importante a conscientização e envolvimento da comunidade na causa. “As pessoas precisam entender que todos somos capazes de ajudar”, reforça.

Caso de janeiro

No início de janeiro, um caso de maus-tratos foi noticiado pelo Grupo Repercussão (leia aqui). No local, foram encontrados três cães extremamente magros, sofrendo crueldades.

Os animais foram resgatados do local e encaminhados a lares temporários. Os três foram castrados pela clínica veterinária Bicho Habibi, parceira da ONG nas castrações no município.

Um deles já foi adotado pela denunciante do caso. Os outros dois serão colocados para adoção assim que estiverem plenamente recuperados da desnutrição.

Além destes, a SOS Animais possui dezenas de animais aguardando um lar cheio de amor. Entre em contato pelo WhatsApp (51) 99660-7792.

Como ajudar a ONG

O programa Nota Fiscal Gaúcha, do Governo do Estado, destina recursos financeiros para entidades sociais de inúmeras categorias. Basta realizar o cadastro, indicando a SOS Animais como entidade de proteção animal e solicitar o CPF na nota a cada compra, para se unir aos mais de 19 mil apoiadores da instituição.

Além disso, doações espontâneas podem ser feitas nos cofres distribuídos pelos comércios da cidade ou no Pix 32.275.777/0001-17.

Por Mairan Pacheco