Semana de reencontros e desafios para o retorno às aulas de 9.500 alunos em Campo Bom

Primeiro dia de aula dos pequeninos foi recheado de atividades lúdicas (Foto: Melissa Costa)

Campo Bom – Dia de reencontro. De recomeço. De um novo desafio. Nesta terça-feira (14), mais de 9.500 alunos voltaram às aulas na rede municipal de Campo Bom. Cada escola preparou uma recepção especial e de acolhimento aos estudantes da educação infantil ao ensino fundamental. Há alunos que entraram pela primeira vez em uma sala de aula, assim como aquelas turmas que chegam na expectativa de conclusão do ensino fundamental neste ano letivo. “Por isso, fizemos um acolhimento de todos, pois todos fazem parte da família Duque, desde o aluno que chega para seu primeiro dia até aqueles que terão seu último ano com nós”, destacou a diretora da escola municipal Duque de Caxias, Karina Rodrigues dos Santos.

A rede municipal de Campo Bom conta com 23 escolas de educação infantil, todas de tempo integral e 20 fundamentais, além dos cinco centros educacionais. São 1.817 alunos matriculados nas creches e 1.439 na pré-escola, totalizando 3.256 alunos na educação infantil, e mais de 6.000 no ensino fundamental.

O prefeito Luciano Orsi pontua as ações do Executivo para sempre oportunizar a melhor volta às aulas dos estudantes e profissionais. “O início do ano letivo é um momento especial para a minha gestão, pois sempre tive a educação como prioridade. As aulas estão começando, mas os preparativos para que se mantenha, no mínimo, o mesmo nível de qualidade no ensino, já começaram logo que acabaram as aulas em 2022. Essa preparação vai desde as reuniões da Smec com as equipes diretivas, até a recepção aos professores e a acolhida aos alunos e toda a comunidade escolar, passando, também, pela manutenção, reforma e ampliação dos espaços físicos”, detalha o prefeito.

Também está sendo destaque na volta às aulas, o investimento na padronização dos alunos através do uniforme escolar. Os estudantes matriculados no ensino fundamental (Emef’s) receberão uniformes de graça, custeados pela prefeitura. Pais ou responsáveis foram orientados a não comprarem uniformes que possam estar sendo oferecidos na cidade. Até a entrega desse material, os alunos devem usar os uniformes antigos. Todos os alunos, inclusive da educação infantil, também receberão agendas padronizadas. “E aqueles que ganham material escolar, indicados pelas escolas, também receberão mochilas.

“Acreditamos na força da educação”

“A volta às aulas é sempre um momento de muita alegria, aquela energia com todos voltando. As escolas estão em condições, pois muitas delas foram reformadas e ampliadas. Investimos pesado em educação porque acreditamos na força da educação como transformadora na vida do cidadão. Que as escolas continuam sendo fonte de sabedoria”, disse o prefeito Luciano Orsi.

“Momento de acolhimento”

“Fizemos uma acolhida pela manhã com a presença da secretária de Educação (Simone Schneider). Fizemos também um painel com o nome de todos e a representatividade disso é que todos fazemos parte da família Duque. Estamos recebendo todos com bastante amor e carinho e queremos passar a eles a vontade de aprender e estudar”, disse a diretora da Duque de Caxias, Karina dos Santos.

Mais tempo para preparar as aulas

Para mais de mil profissionais da Educação, a retomada do ano letivo aconteceu na segunda-feira (13), no teatro da Universidade Feevale. O objetivo do encontro era promover a integração e o alinhamento pedagógico do ano. O Executivo também trouxe uma boa notícia aos professores. “Vamos garantir 1/3 de hora-atividade na jornada de trabalho dos docentes já neste ano, pois entendemos que preparar as aulas é fundamental para que se tenha uma educação cada vez melhor”, afirmou o prefeito. De acordo com o Ideb (2021), a educação pública campo-bonense é a melhor do Vale do Sinos. O novo plano municipal de carreira do magistério previa a implantação gradual do 1/3 de hora-atividade até 2024, mas a prefeitura antecipou a mudança já para este ano letivo.

VOLTA ÀS AULAS EM NÚMEROS

9.500 alunos da educação infantil ao fundamental
43 escolas municipais
23 de ensino infantil
20 de ensino fundamental
1.817 alunos matriculados nas creches
1.439 na pré-escola que soma
3.256 alunos na educação infantil
6.000 no ensino fundamental