Sapiranga reúne profissionais para levantamento de ações em combate à violência contra a mulher

Foto: Divulgação/Prefeitura Sapiranga

Sapiranga – Na última semana, a equipe do Centro de Referência e Atendimento à Mulher (Cram), Alzira Valesca Lampert Fett, convidou representantes de outras secretarias para fazer um balanço das ações. Estiveram presentes o secretário de Assistência Social, Gilberto Goetert, pasta a qual o Cram está ligada, a coordenadora do Sine, Simoni Haag, e representando a Secretaria da Saúde, Mayara Albarello.

A coordenadora do Cram, Kelly da Rosa, e a assistente social, Silvia Maciel, apresentaram números dos atendimentos realizados no centro. De janeiro a julho deste ano mais de 500 atendimentos foram feitos, quase o dobro do registrado em 2022. Eles foram realizados pela equipe, normalmente com o apoio das forças policiais, mas também envolvem as outras secretarias.

“Essa interação é importante para que todos saibam como é prestado o nosso serviço. Temos sim o maior fluxo na parte do acolhimento nos casos de violência, mas precisamos do apoio da Saúde quando necessita atendimento médico, da Educação quando um aluno faz o relato de violência em casa, do Sine para que as mulheres conquistem vagas e sua independência financeira, por exemplo. Então toda uma rede é envolvida, além do Cram e das forças policiais e Justiça”, destaca Silvia Maciel.

As ações preventivas de conscientização, conferências temáticas e participação em outras campanhas, como o Outubro Rosa, também foram tema do encontro. No final deste mês acontece a instalação da ilha de informática, prevista na reforma do Cram finalizada no início do ano. “Com esse recurso as mulheres poderão fazer capacitações online, obtendo maiores chances no mercado de trabalho”, relembra Silvia.

Por Prefeitura Sapiranga