Saldo do Caged em 2023 surpreende e cidades da região têm resultado negativo

Região – O ano de 2023 apresentou índices não tão satisfatórios no que diz respeito ao âmbito profissional na região. Nos vales do Sinos e Paranhana, sete dos 10 municípios de cobertura do Grupo Repercussão obtiveram saldo negativo no ano em questão, ou seja, o registro de demissões (desligamentos) foi superior ao de admissões (contratações).

 

Para entender mais sobre os setores com maior movimentação, os municípios e seus saldos e os motivos que justificam os números observados, a reportagem do Grupo Repercussão conversou com algumas equipes das prefeituras municipais e analisou os dados disponibilizados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Gráfico referente ao ano de 2023 que trata dos 10 municípios da região

Setores mais agitados

Em análise dos números referentes aos municípios da região, alguns indicativos são claros quanto ao setores mais movimentados. De forma unânime, por exemplo, o setor de indústria é o mais movimentado em todas as cidades. Por outro lado, agropecuária se destaca como o segmento com menos movimentações em oito das 10 cidades; em Nova Hartz, no setor de serviços, e em Riozinho, no setor de Construções.

No aspecto de melhor saldo, o comércio lidera em cinco cidades, seguido por serviços, em três municípios, e construção, em dois.

“Orgulho de investir”

Secretário de Desenvolvimento Econômico de Parobé, Adriano Azeredo, discorre sobre o saldo positivo da cidade. “Destaco a significativa contribuição da Administração Municipal para o êxito do nosso município. Nosso comprometimento em criar um ambiente propício aos negócios resultou em um saldo positivo. A posição de destaque, conquistando o oitavo lugar entre os 497 municípios do RS, reflete o impacto positivo das políticas e iniciativas da nossa administração, devolvendo a segurança e o orgulho de investir no nosso município”.

E para 2024…

De um modo geral, a avaliação dos municípios que registraram saldo negativo do ano passado é de que, com base no trabalho realizado para geração de empregos nos últimos anos, a tendência é que 2024 volte a apresentar um balanço positivo.

Avaliações sobre o balanço de 2023

Leandro Horlle, prefeito de Igrejinha. “Igrejinha teve uma excelente evolução de empregos nos anos de 2021 e 2022; foi a cidade que mais gerou empregos no Vale do Paranhana. Consideramos como natural uma eventual oscilação no nível de empregos que aconteceu no ano de 2023”.

Luciano Orsi, prefeito de Campo Bom. “O resultado de 2023 não ofusca o que foi construído. Grandes investimentos estão sendo consolidados no município, como é o caso da ampliação da Verallia e da chegada da White Martins, empreendimentos que devem gerar centenas de vagas ainda em 2024”.

Vinicius Castel, coordenador FGTAS Riozinho. “Há uma busca diária na captação de vagas de emprego e a busca para que essas sejam preenchidas; é uma luta diária onde procuramos estabelecer um vínculo de amizade entre Sine/Prefeitura/Empregador/Trabalhador”.