Geral Posts em destaque

Retorno da área azul em Sapiranga está mais próximo



  •   
  •  

Sapiranga – Após quase dois meses em análise, desde o dia 2 de março, foi lançada na última quinta-feira, 26, a licitação para contratação da nova operadora do sistema de estacionamento rotativo pago de Sapiranga, a chamada área azul.

Conforme a procuradora geral do Município, Mirian Monteiro, agora, após o lançamento, são 30 dias até a data de recebimento das propostas. “Neste meio tempo, impugnações e questionamentos podem ser feitos pelas interessadas”, ressalta Mirian, que também salienta que antes de dois meses, o sistema não estará operando. “Com bastante otimismo podemos pensar em 60 dias”, declarou ao ser questionada sobre o tempo que ainda levará para que o estacionamento no centro da cidade volte a ser cobrado.

Se concretizou a previsão do Secretário de Planejamento, Habitação, Segurança e Mobilidade, Carlos Mauricio Regla, que no início do mês confirmou que a licitação sairia até o fim de abril. A expectativa é de participação de empresas no processo licitatório e o breve retorno do sistema.

Novidades da licitação

Dentre as alterações acatadas pela nova licitação, conforme Memorial do Departamento de Trânsito, está o aumento de vagas nas ruas Carlos Biehl, 28 de Fevereiro e 7 de Setembro, a partir da Padre Réus. Assim como na Getúlio Vargas, entre a 7 e a 28 de fevereiro. O novo projeto ainda deixa em aberto a possibilidade de compra do ticket nos comércios do centro ou através de aplicativos para celulares. Conforme Regla, secretário de Planejamento, a ampliação representa um aumento de 372 vagas de estacionamento dentro da área azul, totalizando 903 vagas. “Cabe ressaltar que a prefeitura vai disponibilizar dois agentes que farão a fiscalização em tempo integral”, revela.

Processo é lento


Mirian Monteiro, procuradora geral de Sapiranga. “A licitação foi lançada no dia 26/04, são trinta dias até a data de recebimento das propostas. Neste meio tempo, impugnações e questionamentos podem ser feitos pelas (empresas) interessadas.”

Secretário avalia retorno da área

O Secretário de Planejamento do Município, Carlos Maurício Regla, confimou o lançamento do processo licitatório no dia 26 de abril, última quinta-feira, para contratação de nova empresa para operar o sistema da área azul de Sapiranga. “A empresa que operava sinalizou com a rescisão contratual e fomos de parecer favorável. O novo edital contemplará a ampliação da área azul estendendo até as proximidades do Hospital, entre outras áreas. O novo contrato deverá ser mais vantajoso ao município. Dia 28 de maio as empresas interessadas apresentarão a documentação e se habilitadas, as propostas serão abertas na sequência”, explica Regla.

A Rek Parking, empresa que assumiu a operação da zona azul em 2012, ficou responsável pela administração do sistema durante 10 anos. Mas, no fim de 2017 a empresa rescindiu o contrato alegando prejuízos financeiros. Desde o dia 1º de janeiro deste ano a cobrança de estacionamento não é mais realizada.

Texto: Sabrina Strack         Fotografia: Deivis Luz

Criação de Sites Porto Alegre

  •   
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Talvez você se interesse