Geral

Projeto social discute sustentabilidade com jovens de escolas públicas


  •   
  •  

Ciclo | Atividades discutem temas como sustentabilidade e energia 

Região – No mês de abril, o projeto AES Sul na Comunidade – Educar para Transformar passará pelas cidades de Sapiranga, Araricá e Campo Bom. Em Sapiranga, as atividades já estão acontecendo desde segunda-feira (10), e seguem até esta quinta-feira (16), no Ginásio Nenezão. 
O projeto tem como objetivo envolver os alunos das escolas públicas dos municípios onde atua, discutindo o tema da sustentabilidade. As atividades educativas propostas pela AES Sul vão desde demonstrações práticas de como utilizar os recursos naturais a esquetes teatrais.
O AES Sul na Comunidade estará também em Araricá nesta sexta-feira (17/4) e será realizado no Ginásio Municipal de Esportes, e em Campo Bom, dos dias 23 a 26 de abril, com ações no Ginásio do Centro de Educação Integrada – CEI. As atividades ocorrem pela manhã, das 9h às 12h, e pela tarde, das 13h30 às 16h30.
Investindo na educação ambiental das crianças
“Passamos oito meses desenvolvendo o projeto”, conta Flávio Cesar Silveira Junior, de 32 anos, um dos produtores gerais do AES Sul na Comunidade – Educar para Transformar. Ele explica que as turmas vão se revezando entre os espaços – os cinco Territórios  e a chamada Usina de Ideias. “Os grupos ficam nos territórios por 10 a 15 minutos, assim não prolongamos demais as explicações e tornamos tudo mais dinâmico. Os alunos terminam o circuito em mais ou menos quatro horas”, comenta.
Segundo Flávio, uma decisão importante foi a de direcionar as atividades às crianças do Ensino Fundamental. “O circuito recebe alunos do primeiro ao nono ano do Ensino Fundamental. Essa é a idade ideal para ensiná-los sobre os temas.” Assim, decidiram investir nas crianças, para propagar conceitos como sustentabilidade e mobilidade urbana. 
Ideias
A estrutura do AES Sul na Comunidade – que, vale dizer, é totalmente providenciada pela empresa, as prefeituras apenas cedem o espaço onde as atividades deverão ocorrer – consiste em seis espaços diferentes: os chamados Territórios e a Usina de Ideias. Há o Território Energia, o Território Segurança, o Território Mobilidade, o Território Resíduos e o Território Água. A Usina de Ideias instiga os alunos a pensarem novas formas de reaproveitar material descartado e resíduos. 
A AES Sul também distribui material pedagógico aos professores e alunos, para dar continuidade aos ensinos em sala de aula. O material consiste na Revista do Professor, Revista do Aluno (uma para alunos dos anos iniciais e outra para os anos finais), além de um CD interativo. Os materiais também estão disponíveis para download gratuito no site da empresa. 
Criação de Sites Porto Alegre





  •   
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Talvez você se interesse