Geral Posts em destaque

Projeto Câmeras do Bem é apresentado em Sapiranga


  •   
  •  

Sapiranga – Mobilizar empresários e comunidade para unir forças com os municípios na luta contra a insegurança nas cidades. Com este objetivo a Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos (Amvrs), o Movimento #Paz e a 3.ª Delegacia de Polícia Metropolitana, em parceria com Acisa e CDL, promoveram em Sapiranga a primeira de uma série de reuniões do projeto Câmeras do Bem. O evento aconteceu nesta manhã de quinta-feira, 10, às 9h30, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto.

O encontro teve a participação da prefeita Corinha Molling, que integrou a mesa principal na reunião, juntamente com a presidente da Associação dos Municípios e prefeita de Dois Irmãos, Tânia Terezinha da Silva, diretor da 3.ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana (DPRM), delegado Rosalino Seara e a coordenadora do Movimento #Paz, Gabriela Streb. Corinha iniciou seu pronunciamento parabenizando o trabalho das polícias Civil e Militar do Município, além de destacar a Amvrs e entidades engajadas em promover a segurança pública.”Parabenizo a Polícia Civil e a Brigada Militar de Sapiranga, que não medem esforços para garantir a segurança da comunidade. A reunião de hoje é explicativa, porém necessária. O projeto Câmeras do Bem precisa do apoio de todos, pois a segurança é uma responsabilidade do Estado, dos municípios e da comunidade”, pontuou.



O seminário de segurança pública seguiu com o consultor em Inteligência Geográfica, Thiago Moreira Safadi, que discursou sobre como melhorar a tomada de decisões com o auxílio de um Sistema de Informações Geográfica (SIG). Em sua apresentação, Safadi mostrou slides com ilustrações de conceitos fundamentais de um SIG, como ele pode ser usado para adquirir conhecimento geográfico para as decisões de trabalho e a gestão de risco, no combate à criminalidade.

Após o prefeitos, empresários, secretários municipais, vereadores, integrantes das polícias Civil e Militar de Sapiranga debateram com o palestrante sobre a eficiência do programa SIG na segurança pública.

O que eles disseram

Com o objetivo de unir forças e a comunidade pela segurança de todos, a Prefeitura Municipal de Sapiranga sediou nesta manhã de quinta-feira, o primeiro encontro sobre o projeto Câmeras do Bem. O delegado Rosalino Seara destacou a importância da parceria entre a comunidade e entidades de segurança.”O combate ao crime (roubos de veículos e latrocínio) depende da ajuda de todos. Os vídeos das câmeras de monitoramento externo de residências, indústrias e comércios servirão de provas para elucidar crimes, facilitar o trabalho dos agentes nas perícias, entre outros”, salientou.

A presidente da Amvrs, Tânia da Silva considerou o uso do videomonitoramento essencial para a segurança dos municípios. ”Quando acontece um crime em uma área monitorada, a imagem da câmera é uma prova importante. Nossa região está interligada e as câmeras ajudam monitorando as ações de bandidos nos município”, ressaltou


Gabriela do #Paz disse o quanto as câmeras contribuem para o trabalho de investigação da polícia.”Muitos crimes são resolvidos com a ajuda das imagens das câmeras de vídeo. Precisamos nos organizar e ajudar as forças de segurança. Com a ajuda de todos nossa cidade fica mais segura”, frisou.

Projeto Câmeras Do Bem

Câmaras do Bem é um projeto que pretende mapear e, se possível, disponibilizar às forças de segurança, imagens em tempo real de logradouros públicos captadas por câmeras da iniciativa privada. O processo começou a ser discutido por prefeitos, secretários de segurança e técnicos da área, visando sua implantação.

SIG

Sistema de Informações Geográfica (SIG) é um sistema de análise de dados utilizado para encontrar padrões, avaliar tendências, responder perguntas e auxiliar na tomada de decisões. Ele é utilizado no planejamento de rotas aéreas, na identificação de áreas de vulnerabilidade social, informar a localização de objetos, entre outros.

Fonte: Prefeitura de Sapiranga

Criação de Sites Porto Alegre

  •   
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Talvez você se interesse