Preservação da história; Nova Hartz inicia reforma no Museu Municipal

Nova Hartz – Preservação de sua história. Assim pode ser descrita a ação da Prefeitura de Nova Hartz, que iniciou as reformas no Museu Municipal nesta quarta-feira, (2).

 

Feita através de recursos da Consulta Popular, os trabalhos no museu são realizados pela Secretaria de Planejamento e Captação de Recursos, tendo o custo aproximado de R$ 175 mil e prazo para conclusão da obra de 90 dias.

A reforma será completa e promete entregar um museu de cara nova, com pintura, revitalização de esquadrias, troca de aspectos impossibilitados de serem revitalizados, fiação elétrica, forro e assoalho.

Durante esta semana, as pessoas que desejavam visitar o espaço se depararam com o local fechado. Apesar da obra não ter iniciado na segunda e na terça-feira, todo o mobiliário interno e demais utensílios expostos passaram pelo processo de recolhimento e foram encaminhados à prefeitura, onde seguem até o fim das obras.

Mudança inédita e artigos do museu

William da Silva, secretário de Planejamento e Captação de Recursos de Nova Hartz, destaca que a reforma, na proporção que está sendo feita, é inédita. “Faz algum tempo que o museu não passa por nenhum tipo de reforma e, uma tão profunda, que nem vai ter, não me lembro dele (museu) ter passado”, menciona.

Para os visitantes, o museu hoje visto pela comunidade já foi casa de uma das primeiras famílias de imigrantes a chegar na região. Entre os materiais históricos, podem ser vistas fotos e utensílios antigos, bem como vestidos utilizadas pela primeira Corte de Soberanas da cidade.