Geral Posts em destaque

Praça Arlindo Weber sem prazo de entrega


  •   
  •  

Sapiranga – A conclusão da obra de cobertura da Praça Arlindo Weber já se arrasta há anos. E, é necessário salientar que, grande parte deste tempo, devido ao atraso no repasse de verbas por parte do governo federal.

A obra da praça, que fica ao lado da escola Duque de Caxias, foi iniciada em 29 de maio de 2015. Na época, era para ser entregue seis meses depois, em 29 de novembro de 2015, o que não aconteceu. Já se passou mais de dois anos desde o prazo inicial de entrega da obra.



O secretário de Planejamento, Habitação, Segurança e Mobilidade, Carlos Maurício Regla, falou com a reportagem do Jornal Repercussão e contou que a obra se encaminha para o encerramento. Entretanto, não há como afirmar data de finalização e inauguração da praça.

Conforme o secretário, a empresa responsável pela obra, Marco Zero – antiga Mão Certa -, está realizando o trabalho final de pintura e paisagismo. Mas, o que impede a Prefeitura de retirar os tapumes do local é a recolocação de postes e adequações elétricas. “Não é possível tirar os tapumes da obra enquanto não energizar tudo. Pois uma parte da obra são os quadros elétricos. Caso os tapumes forem retirados antes disso vai haver furto e será criado um problema entre Prefeitura e empresa responsável pela obra”, explicou Regla.

Obra ainda precisa de finalização e de adequação na rede elétrica

A Marco Zero já contratou uma empresa para fazer a troca dos postes de madeira por postes de concreto, colocação de um novo transformador de energia e a ligação da rede de iluminação da praça. Foi necessária a contratação de uma empresa terceirizada, considerando que o trabalho envolve contato com a rede elétrica e de alta tensão.

Por enquanto a espera é pela RGE, que deve desligar a rede. A empresa contratada para fazer o serviço já solicitou o desligamento da rede local, mas a RGE pede entre 20 e 30 dias para realizar o serviço. O secretário alertou que quando a companhia de energia fizer isso, o entorno da Praça ficará sem energia elétrica por alguns instantes, que deverá ser avisado pela RGE.

Entenda a demora para a conclusão

9 de Abril de 2015, o Jornal Repercussão veiculou a notícia que a Praça Arlindo Weber receberia obra para a cobertura do local.

29 de Janeiro de 2016, obra foi retomada após atrasos nos repasses de verbas federais.


25 de Abril de 2016, após 11 meses desde o início das obras, elas foram retomadas, mas sem previsão de entrega, devido a atrasos em repasses.

18 de junho de 2016, Ministério do Turismo liberou verba e se não houvesse atraso no repasse de verbas a obra seria entregue em outubro.

14 de Janeiro de 2017, a obra estava parada devido à cobrança de aditivo por parte da construtora.

12 de setembro de 2017, estava sendo realizada a cobertura da Praça, a obra deveria ter sido entregue em dezembro.

Fase final da obra

Dentro dos tapumes, a obra já toma corpo final. Lixeiras foram colocadas e a parte do paisagismo está sendo realizada.

Enquanto isso, do lado de fora dos tapumes, o desejo da população é que a obra seja finalizada e que todos possam utilizá-la, conforme planejamento inicial – que será para realização de atividades como feiras e shows, sem a necessidade de gastos com montagem de estruturas cobertas.

Entretanto, por enquanto, a população terá que aguardar a RGE fazer o desligamento da energia elétrica para troca de postes e que a construtora finalize os retoques na praça.

Criação de Sites Porto Alegre

  •   
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Talvez você se interesse